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7 segredos para fazer prospecção por e-mail com excelência

prospecção por e-mail

Prospecção por e-mail: Construa estratégias impecáveis e leve suas negociações para outro nível

Você irá ver:

7 SEGREDOS PARA FAZER PROSPECÇÃO POR E-MAIL COM EXCELÊNCIA

  • #1 – Escreva para uma pessoa na hora de prospectar
  • #2 – O comprimento do assunto do e-mail não importa tanto (e sim o conteúdo)
  • #3 – Use as palavras-chave certas no e-mail!
  • #4 – Realize a prospecção por e-mail na hora certa
  • #5 – Se não responderem seu e-mail hoje, provavelmente não vão responder nunca mais 😔
  • #6 – Teste!
  • #7 – Seu e-mail está bonito?

prospecção por e-mail em B2B exige muita habilidade. Já conversamos bastante sobre prospecção no blog! O e-mail é mais uma das formas extremamente efetivas de realizar contato e iniciar a prospecção. Na verdade, muitos preferem o contato inicial por e-mail e só depois partir para a ligação. Mas para funcionar, deve seguir alguns parâmetros.

Vamos fazer um exercício: abra sua caixa de e-mail (Vai lá eu te espero).
Quantos e-mails você recebeu hoje?

Recebemos dezenas de ofertas, newsletters, e-mails marketing e etc. diariamente. E não abrimos tudo, é quase impossível! Hoje não usamos o e-mail como antigamente, como quando recebíamos aquelas apresentações de PowerPoint engraçadinhas (e cheias de vírus rs).

Agora, continuando o exercício: Quantos e-mails abriu? Quantos respondeu? E por que os abriu/respondeu?

Tempo é dinheiro e não dá pra gastar abrindo cada uma das coisas que chegam na caixa de entrada. E seu possível cliente também não tem tempo para fazer isso! Na realidade, quanto maior o cargo e nível de decisão da pessoa dentro de uma empresa, maior a quantidade de e-mails ele recebe.

E por que entre tantas opções ele escolheria abrir justamente o seu e-mail?

Como tudo em vendas, não existe fórmula mágica, mas sim hacks para aplicar e ver qual funciona melhor em seu nicho! Acompanhe nossos segredinhos (incríveis) para realizar prospecção por e-mail:

#1 – Escreva para uma pessoa na hora de prospectar

As pessoas gostam de se sentir exclusivas. Assim, personalização é a base para chamar mais atenção de seu cliente e fazer ele se sentir especial! Por isso, não caia na ilusão que enviar para mais de uma pessoa vai surtir mais efeito.

Mas espera! Não estamos falando de automação, e sim quando você inclui mais de uma pessoa da empresa no campo “Para”.

Dessa forma, nunca será prioridade da pessoa abrir o e-mail, porque ela vai automaticamente assumir que seu colega abrirá e passará as informações necessárias. Dessa forma, prospecção por e-mail deve ser pessoal.

E nessa ideia de deixar pro outro, ninguém abre.

Ao invés de mandar para múltiplos endereços, a opção de copiar a pessoa pode ser bem mais efetiva. É aquela sigla CC que aparece nas opções de envio! Você ainda pode copiar em oculto (CCO), ou seja, copiar outra pessoa sem que seu destinatário veja.

As chances de alguém responder (se não todos) aumenta consideravelmente!

#2 – O comprimento do assunto do e-mail não importa tanto (e sim o conteúdo)

Bem, é verdade que assuntos com mais de 130 caracteres são barrados pelo Gmail e Outlook. Mas se seu assunto tem 3 caracteres ou os 130 não é tão relevante, desde que você consiga ser extremamente criativo!

Veja esse gráfico produzido pela pesquisa do Yesware.

TAXA DE ABERTURA / RESPOSTA POR COMPRIMENTO DA LINHA DE ASSUNTO:

prospecção por e-mail

É mais importante escolher bem as palavras que vai utilizar no assunto. Dessa maneira, você pode realizar testes A/B para ver qual performa melhor!

E esse é o momento de esbanjar criatividade. Chame atenção, seja ousado! Brinque com o humor e o inesperado para aumentar as chances do seu e-mail ser aberto. Assuntos simples, muito formais e no padrão se perdem na imensidão de e-mails não abertos.

prospecção por e-mail

 

#3 – Use as palavras-chave certas no e-mail!

Se baseando novamente no estudo da Yesware, foi comprovado que existem palavras que geram maior taxa de abertura e resposta que outras. Parece até óbvio, mas muitas empresas não param para analisar isso!

Dê uma olhada nos e-mails que enviou, veja quais tiveram uma taxa de abertura e maior e procure por um padrão. Com toda certeza há um motivo para as pessoas abrirem mais um e-mail do que outro.

Analise a performance das palavras que usa e crie uma tabela de alcance. Mas não se prenda totalmente a isso, pode haver uma palavra incrível que você ainda não usou, mas gera resultados ótimos.

#4 – Realize a prospecção por e-mail na hora certa

Que horas você costuma enviar seus e-mails? Isso pode influenciar muito sim! As pesquisas mostram que as maiores taxas de abertura ocorrem entre às 9 da manhã horas e 5 da tarde. Quando a maioria das pessoas está trabalhando.

E também é a hora que a maior parte das pessoas enviam seus e-mails.

Logo, se você mandar um e-mail 00:00, que a maioria já vai estar dormindo (ou fazendo qualquer outra coisa mais interessante que abrir e-mails), quando ele chegar no trabalho no dia seguinte, já haverá dezenas de outros e-mails antes do seu.

Mas é importante saber que no seu negócio as coisas podem funcionar diferente da maioria. Por isso, preste atenção na sua própria taxa de abertura e horários antes de confiar cegamente em qualquer pesquisa generalista.

Por exemplo, poucas pessoas mandam e-mail no fim de semana. Logo, as chances de seus prospects verem e abrirem seu e-mail podem ser bem maior!

#5 – Se não responderem seu e-mail hoje, provavelmente não vão responder nunca mais 😔

Se já sabemos que o volume de e-mails na caixa de entrada é grande, por qual motivo seu prospect voltaria abrir um e-mail já lido só pra te responder

Ainda mais quando o e-mail fica marcado como “lido”, ele cai na lista de prioridades da pessoa. Portanto, é muito mais provável que ele abra um e-mail novo que volte ao seu.

Qual a solução? Follow-up! Não desista assim tão fácil.

Dê um tempinho para seu prospect não enjoar de você e tente de novo. Crie um fluxo de cadência e veja os resultados! Por incrível que pareça, alguns só vão te responder no e-mail de despedida.

#6 – Teste!

Como já conversamos antes, cada negócio é um negócio. E com a variedade de templates e estratégias, só testando pra comprovar o que funciona para você. Faça o seguinte:

  • Identifique os modelos de e-mail que funcionam melhor;
  • Entenda o porque deles funcionarem tão bem;
  • Compartilhe e replique o que deu certo!

Dessa forma você consegue sistematizar processos e ter uma visão melhor de como seus e-mails performam. Não é mais um tiro no escuro ou um “parto” a cada e-mail novo. É uma estratégia bem desenvolvida, personalizada e comprovada!

Outro tipo de teste que é importante fazer é, antes de disparar qualquer e-mail, mande um teste para você mesmo e veja se está tudo correto! Portanto, isso evita falhas e desconfortos causados por palavrinhas erradas.

 

#7 – Seu e-mail está bonito?

A aparência é tudo hoje em dia! Inconscientemente, damos mais valor e credibilidade para coisas visualmente agradáveis. Sendo assim, é importante pensar em todo o visual do seu e-mail. Afinal, você acha que um texto escrito em Comic Sans passa confiança?

Esteja atento a qualidade das imagem, se ela não é pesada demais, se o e-mail é responsivo e abre bem em qualquer dispositivo, ainda mais em um mundo com tantas telas diferentes como o nosso!

É importante seguir um padrão que abra bem bem em qualquer navegador e plataforma, mesmo que isso não seja tão legal quanto usar imagens totalmente inovadoras em todos os e-mails. Ainda assim, a personalização é muito importante.

Você não quer que seu e-mail pareça um spam, não é? E mais um detalhe importante que poucos dão atenção: tenha uma assinatura de e-mail bonita e funcional!

A pessoa vai estar muito mais propensa a responder se souber quem você é e ter suas informações facilmente. Vai que alguém resolve te ligar, não é mesmo? Assim, se todas as formas de te contatar já estiverem lá, as chances da pessoa conversar com você são bem maiores.


Achou que escrever e-mail era moleza né? Parece simples no começo, mas são os detalhes e estratégias que te fazem destacar dos demais! Não seja mais um na multidão: potencialize seus e-mails com métodos assertivos! E se você quer saber como fazer isso detalhadamente, confira esse artigo sobre o passo a passo!


Construa seu próprio modelo de e-mail e conta pra gente gente como foi! Se preferir, fale direto com nosso CEO: ivan@resultys.com.br. Vamos compartilhar bons resultados!

 

 

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