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Práticas para potencializar a eficiência do time comercial

eficiência do time comercial

A eficiência do time comercial é um dos principais desafios dos gestores. Afinal, gerenciar pessoas não é simples como alguns podem achar. E o time de vendas é essencial para uma empresa.

O tempo, que é cada vez mais escasso, é também cada vez mais valioso. Por isso, uma boa equipe é aquela que tem o máximo de aproveitamento e eficiência. As vendas não podem parar nem cair.

Já falamos um pouco no nosso blog sobre dicas para aumentar a produtividade da sua equipe. Continue acompanhando o texto para saber como impulsionar ainda mais seus vendedores.

 

Dica 1: Estimule e encoraje sua equipe

As pessoas naturalmente estão sempre buscando um significado maior em suas vidas. Sendo assim, se elas não sentem que possuem um propósito no local de trabalho, vão se sentir desmotivadas e não vão se empenhar para entregar um melhor resultado.

É essencial que a empresa como um todo possua um propósito bem definido, especialmente a equipe de vendas, que pode se sentir constantemente pressionada para bater metas.

  • Invista em ações de endomarketing

Muitas empresas desprezam as ações de endomarketing, o que é um grande erro. A melhor forma de engajar seus colaboradores é dando a eles condições melhores de trabalho, seja com ações internas ou treinamentos e eventos.

  • Dê feedbacks

Receber feedback pode fazer toda a diferença, seja ele positivo ou negativo. Especialmente quando falamos da nova geração de Millennials, o feedback é essencial para mostrar que você reconhece o trabalho de sua equipe.

 

Dica 2: Invista em ferramentas para aumentar a eficiência do time comercial

Dentro de uma empresa, existem milhares de processos internos que precisam ser realizados, mas que gastam muito tempo sem necessariamente agregar um alto valor. Dessa forma, é essencial investir em ferramentas que possam automatizar processos mais repetitivos.

Especialmente com a quantidade que informações que é possível coletar hoje, através do Business Intelligence, você pode identificar qual atividade está exaurindo mais o tempo de sua equipe e encontrar a melhor alternativa para acelerar o processo.

  • CRM

A sigla significa “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Quem trabalha com vendas sabe a diferença que é possuir um software como um CRM para acompanhar seus clientes.

  • Captação de Leads

Uma das tarefas que mais gasta o tempo dos vendedores é justamente a fase de prospecção e validação de dados dos leads. Por isso, é essencial possuir uma ferramenta que entregue os dados de seus possíveis clientes com a maior assertividade possível.

 

Dica 3: Ofereça um treinamento completo

Mesmo que você contrate um funcionário com experiência, é importante que ele entenda plenamente como sua empresa funciona. Cada ambiente de trabalho possui uma dinâmica, e ele precisa estar alinhado com o restante da equipe.

Não deixe seu funcionário perdido, aprendendo as coisas “na marra”, pois isto vai comprometer a eficiência do time comercial. Oferecendo um acompanhamento completo, ele consegue potencializar suas ações muito mais rapidamente.

  • Mostre as técnicas de vendas

Quem já estudou sobre vendas, sabe que existem milhares de técnicas diferentes. E você provavelmente já tem uma noção de quais abordagens funcionam melhor no seu segmento. Por isso, adiante essas informações para que seu vendedor já comece afiado.

  • Acompanhe o desenvolvimento

É importante lembrar que é essencial acompanhar sempre seus vendedores, não apenas em suas primeiras semanas. É importante dar autonomia, mas não deixe que ele se sinta abandonado.

 

Dica 4: Dê um ambiente de trabalho adequado

Para aumentar a eficiência do time comercial, o ambiente de trabalho deve proporcionar todas as condições para estimular o melhor rendimento. Tente ao máximo evitar distrações desnecessárias.

Talvez não seja necessário encher o ambiente de jogos eletrônicos e escorregadores como os escritórios do Google, mas dar opções mais flexíveis e saudáveis de trabalho faz parte de um bom rendimento.

  • Evite tornar tudo uma competição

É comum ver equipes de vendas que estão sempre competindo para ver quem consegue mais fechamentos. Apesar disso ser incrível para a empresa, com o tempo se torna insustentável para o funcionário.

Tome cuidado para que o ambiente não se torne tóxico. Promova competições saudáveis e um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade.

  • Permita a participação de todos

Podemos dizer que a eficiência do time comercial está diretamente ligada a confiança de seus vendedores. A partir do momento que as pessoas se sentem parte da empresa, elas trabalham para que haja crescimento.

Por isso, deixe que seus colaboradores participem ativamente da vida da empresa, tendo voz e compartilhando suas opiniões.

 

Dica 5: Torne suas reuniões mais eficientes

As reuniões podem significar uma quebra de rotina que pode ser maléfica. Sabemos que, especialmente para a equipe de vendas, ter reuniões para alinhar estratégias e metas é essencial.

Mas, a maioria das reuniões não necessitam da presença de todos e acabam não resolvendo nada. Por isso, criem mecanismos para serem objetivos.

  • Definam as pautas da reunião antes

Antes de começar qualquer reunião, já tenham em mente o que será discutido. Isso ajuda a equipe a não desviar o foco e resolver as coisas que são mais urgentes no momento.

  • Estipulem um tempo limite para discutir cada assunto

A eficiência do time comercial é diretamente afetada se toda semana existem reuniões intermináveis. Coloquem um tempo limite para cada tópico para a equipe adquirir o costume de ser sucinta.


Com essas práticas, procure cada vez mais aumentar a produtividade e eficiência. Tenha uma equipe que tenha o trabalho com a melhor qualidade no menor tempo possível. Se quiser potencializar sua equipe, converse com a Resultys para encontrar soluções.

 

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