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Por que eu não consigo vender? Motivos que estão te impedindo de crescer

nao consigo vender

“ Não consigo vender ”. Talvez essa frase já tenha tirado seu sono e de fato, muitos empresários passam por esse momento de sufoco. O mundo dos negócios está sempre mudando e você precisa acompanhar para continuar no mercado.

É comum que os gestores fiquem cegos em relação ao seu próprio negócio, sem enxergar pontos falhos. Preste bastante atenção nos detalhes de sua empresa e seja bastante autocrítico!

 

O que é crescer muito?

Muitos empresários adentram o mundo dos negócios sem muito conhecimento prévio e acham que em um mês estarão faturando milhões. Pode acontecer? Pode. Mas a probabilidade é quase a mesma de ganhar na loteria

Você deve ter certeza que suas expectativas estavam bem alinhadas com a realidade. Se você esperava crescer mais rápido e isto não está acontecendo, antes de declarar fracasso, analise a real situação do mercado.

Uma crise, um momento político instável, nicho de mercado complicado e até mesmo problemas pessoais podem afetar a empresa. Lembre-se de colocar esses pontos na balança. Depois, é necessário fazer uma investigação mais aprofundada. Muitas vezes, você diz “não consigo vender”, mas seu problema está em outro lugar.

 

Atualize sempre seu plano de negócio

Há empresas que começam totalmente sem plano de negócios e acabam dando certo. Outros, constroem tudo bem detalhada e na prática, não conseguem o retorno esperado. Por que isso acontece?

Alguns empresários se esquecem que as mudanças de hoje ocorrem de forma extremamente acelerada e em rapidamente, tudo o que você planejou para seu negócio pode já estar defasado. Você já não sabe mais qual seu real potencial de mercado.

Queremos sempre ter tudo bem organizado e estruturado, mas algumas acontecem de forma tão rápida que decisões precisam ser tomadas com agilidade para não perder o timing do mercado.

 

Estratégia de preço ruim

Precificação é um dos tópicos que a maioria das pessoas possuem dificuldade, desde freelancers a grandes contratos. De fato, pode ser bem complicado encontrar um meio termo entre o que é justo para o cliente e o que se torna lucrativo para a empresa.

E sabemos que o preço pode ser uma barreira. Se seu cliente acha caro, duas coisas podem ter acontecido: ou você não conseguiu deixar claro seu valor, ou você está se colocando muito acima da média do mercado.

Mas o contrário também pode acontecer. Preços baixou demais podem ser a ruína da empresa. Se você não cobra o tanto que deveria por um serviço que toma muito tempo, logo vai se tornar insustentável.

O cliente sempre encontrará propostas mais baixas, ainda que você saiba que não valem o preço. Mas ele não vai ligar para isso. Então, sempre busque adicionar valor ao seu produto ou serviço para que o preço não seja mais um problema.

 

“ Não consigo vender nem me diferenciar dos concorrentes ”

Uma das maiores dificuldades das empresas é mostrar porque elas são diferentes, porque elas são melhores. Para os sócios, pode ser muito óbvio e simples. Mas, você está conseguindo comunicar bem?

É importante se diferenciar dos demais em todas as es etapas do Funil de Vendas. Pode ser algo simples, mas é importante encontrar uma estratégia para que seu público te identifique rapidamente! Encontre algo valioso e que é só seu.

Até mesmo dentro do discurso de vendas, fique atento para o que seus funcionários estão passando em cada negociação. Ao se construir uma empresa sólida e com diferencial, as pessoas começam a te dar maior atenção.

 

Você tem medo de arriscar

Se você é empresário e tem medo de arriscar, talvez deveria repensar sua posição. No mundo dos negócios, muitas decisões precisam ser tomadas e nem sempre os resultados são garantidos.

É uma longa caminhada de erros e acertos, mas que tem medo de errar, acaba deixando diversas oportunidades boas passarem. É claro que você não vai se jogar de cabeça em qualquer oferta mirabolante que aparecer por aí.

Contudo, é importante que os gestores tomem decisões difíceis, busquem novos caminhos,novas alternativas. Se não, a empresa que podia até te garantir uma posição confortável pode começar a te dar prejuízos.

Nunca se acomode: busque sempre melhorar e encontrar novas oportunidades de negócios.

 

Não delega tarefas

É difícil, especialmente para um perfeccionista, entregar algo que antes era sua responsabilidade para outros. Você quer que tudo seja perfeito, quer que os outros façam exatamente da mesma forma que você fazia.

Isso, além de nada saudável, é insustentável. Você nunca conseguirá vender mais e crescer sua operação se quiser tomar conta de tudo sozinho. Uma das características mais notáveis de um gestor é saber organizar bem uma equipe competente.

Você não deve precisar ficar 24 horas por dia fiscalizando tudo que todos estão fazendo. Seu negócio nunca será escalável assim! Crie um modelo, uma cultura empresarial e cerque-se de pessoas com confiança.


 

Já riscou do seu vocabulário a frase ” não consigo vender “? O que está esperando? Lembre-se que para um negócio crescer, é preciso olhar muitos mais aspectos que somente a venda. Uma empresa envolve diversos aspectos que devem ser avaliados! Seja equipe, finanças, comunicação: atente-se para seu negócio. E conte com a Resultys para crescer e explorar todo seu potencial de mercado! Fale com a gente.

 

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