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Como uma pesquisa qualitativa pode ampliar seu entendimento do mercado

Uma pesquisa qualitativa pode te dar as respostas que faltava para compreender profundamente seu mercado. Em um cenário tão competitivo em que vivemos, qualquer informação a mais pode ser considerada uma vantagem competitiva.

Existem muitos dados já disponíveis na própria Internet e em diferentes plataformas. Portanto, uma pesquisa com o intuito de compreender coisas mais subjetivas te dá um melhor direcionamento, especialmente se relacionado com uma análise de dados.

Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

 

Porque realizar uma pesquisa qualitativa?

Uma empresa que quer crescer, deve cada vez mais pensar estrategicamente e buscar conhecer o seu mercado em todos os âmbitos possíveis. Dessa forma, é essencial que haja um setor responsável pela Inteligência de Mercado e consiga interpretar bem os dados.

Contudo, os números sozinhos podem levar a interpretações diferentes. Apesar de ser algo exato, sem entender o contexto podemos relacionar dados que não necessariamente possuem relação direta, podemos dizer que o resultado é ruim, quando na realidade é bom.

Assim, uma pesquisa qualitativa nos ajuda a entender as motivações por trás de uma ação ou comportamento. É uma maneira de nos ajudar a entender e interpretar os números, através das respostas de seu público.

Ainda, o ser humano é um ser complexo e que não se comporta sempre da mesma maneira. Você pode até ter analisado que seus clientes chegam a clicar para comprar, mas nunca concluem a compra. Mas, saber a motivação por trás dessa ação requer uma investigação maior.

 

Como realizar uma pesquisa qualitativa

Por se tratar do entendimento de itens mais subjetivos, a pesquisa qualitativa não é mensurável. Utilizar números de uma pesquisa qualitativa pode te dar falsas respostas, afinal para pesquisas quantitativas precisamos de uma grande amostragem.

Dessa maneira, existem algumas formas de realizar esse tipo de pesquisa. É essencial seguir tais passos para não obter resultados falsos ou enganosos.

 

Conheça bem o assunto

Ainda que você ainda não tenha ido em campo para ter um contato mais direto com o mercado, já é possível obter informações valiosas com os próprios dados que a empresa gera e armazena.

Além disso, na própria Internet é possível obter diversas informações sobre o contexto que sua empresa atua. Agrupe e estude todas essas informações disponíveis para ir preparado para uma pesquisa que irá lidar com questões mais subjetivas.

 

Defina um objetivo

É importante que antes de entrar em contato com as pessoas você já tenha algumas hipóteses criadas em sua cabeça. De nada adianta perguntar a opinião das pessoas se você não tem certeza de onde quer chegar.

Sendo assim, analise os dados já disponíveis e crie perguntas baseando-se no que conhece. Procure validar ou descartar hipóteses através da pesquisa qualitativa. Se você não tiver um objetivo, no final ficará até mais complicado para compreender as informações.

 

Pense na amostra necessária

A partir do momento que você já possui um direcionamento da pesquisa, é preciso definir com quais pessoas você irá conversar. Nesse momento é ainda mais importante já conhecer os dados da empresa, para poder conversar com as pessoas certas.

É importante definir sexo, idade, faixa etária, renda e especificar durante a pesquisa para que assim você possa conduzir as perguntas e observações da melhor maneira. Tenha sempre essas informações na mão para conseguir ter mais insights.

 

Tipos de pesquisa qualitativa

Entrevistas individuais

Uma das maneiras de ter um contato bem direto com seu público-alvo é através de entrevistas individuais. Você pode realizá-las pessoalmente, o que acaba sendo muito rico pelo número de informações que você consegue captar, como a expressão da pessoa, forma de se vestir, trejeitos, etc.

Porém, essas entrevistas podem ser realizadas também por ligações ou Skype. Essas opções são ainda mais interessantes quando o tempo é curto ou o orçamento é limitado. É interessante ter um roteiro de perguntas para poder padronizar as informações, mas não fique preso a isto.

 

Grupo focal

Grupos focais são bem conhecidos e é uma forma bem interessante de se obter resultados. Neste formato, você junta diferentes pessoas para apresentá-las a um produto, campanha, fazer perguntas e observar suas reações.

Esse tipo de pesquisa costuma ser bem eficiente, pois além de observar as respostas, você pode ver como as pessoas interagem entre si e discutem o que está acontecendo. Dessa forma também, as pessoas tendem a se soltar mais e ficarem mais à vontade para dar respostas sinceras.

 

Observações ou cliente oculto

Nem sempre você precisa realizar perguntas diretamente para o cliente para entender mais sobre ele. Observar pode te dar ainda mais pistas sobre seu comportamento. Acaba por ser um retrato mais fiel da realidade.

Você ainda pode realizar cliente oculto tanto na concorrência quanto em sua própria empresa para entender pontos negativos e positivos de cada um. Muitas vezes o que as pessoas relatam na fala pode ser bem diferente da realidade.

 

Vídeos ou fotos

Uma maneira bem legal e até mais barata de se realizar pesquisa é pedindo para clientes mandarem vídeos relatando como foi sua experiência com a marca e, no caso de produtos, você pode pedir para mandarem fotos de onde guardam o produto em questão.

Pode parecer bobagem para alguns, mas através destes dois canais é possível observar características essenciais para entender o público. Com poucos recursos você consegue tirar grandes lições.

 

Imersão

A imersão é uma forma de se realizar pesquisa qualitativa bem aprofundada. Geralmente, ela requer mais tempo e consequentemente pode ser mais cara. Porém, os resultados obtidos com ela são espetaculares, se realizado da maneira correta.

Nesse tipo de pesquisa, o responsável por relatar os dados convive com o público-alvo, entendendo seu estilo de vida, sua forma de se relacionar com o mundo e com as pessoas. Assim, sua marca consegue conversar com a pessoa com muito mais intimidade e propriedade.

 

Não se esqueça de analisar os dados

Depois de realizar pesquisas, é a hora de coletar todos os dados obtidos e juntá-los para uma análise profunda. De nada adianta muitas informações se você não souber o que fazer com elas.

Tenha muito cuidado na hora de interpretar os resultados. É interessante que haja um equipe por trás, que possa estar debatendo, levantando hipóteses e tendo mais insights com os dados obtidos na pesquisa qualitativa.

Nesse momento, a Inteligência de Mercado é essencial para validar ou descartar hipóteses, orientar e ajudar a adequar toda a estratégia da empresa. As pesquisas quantitativas neste momento também são muito importantes.

 


 

O que está esperando para conhecer mais seu público-alvo? Não deixe de se questionar sempre sobre o que seus clientes querem e desejam. Só assim você conseguirá consolidar sua marca nas mentes e corações nas pessoas. E ainda, obtenha Inteligência de Mercado para ter uma análise ainda mais completa e profunda!

 

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