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Porque é importante que as empresas realizem pesquisas de mercado

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pesquisa de mercado

Entenda seu mercado e tome as decisões corretas no seu negócio.

Você verá neste artigo sobre pesquisa de mercado

  • Para que serve uma pesquisa de mercado?
  • Tipos de pesquisa de mercado
  • Como se faz uma pesquisa de mercado?
  • Pesquisa de mercado é pra mim?

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Todo negócio de sucesso é guiado por pessoas que tomam decisões baseando-se em fatos, dados e pesquisa de mercado. Nada de querer se guiar só pela sua intuição. Era muito comum que antes grandes empresários fossem vistos como talentosos natos.

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Claro, o talento e personalidade fazem um bom empresário. Mas não pode ser apenas isso! É preciso conhecer profundamente seu mercado, analisar bem seu território. São muitas variáveis, possibilidades e concorrentes.

Você precisa se destacar para sobreviver no mercado. Achar bem seu local e nicho. Saber se posicionar. E a única forma de saber isso com precisão é através de pesquisa de mercado!

Não subestime esse importante aliado!

 

Para que serve uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado é uma análise profunda das diversas variáveis que constituem o meio mercadológico. É necessário definir um problema e os objetivos que se deseja alcançar com a pesquisa, desenvolver o plano da pesquisa e as metodologias, coletar informações, analisar e apresentar dos resultados.

Serve especialmente para compreender profundamente as dinâmicas de negócio do mercado que está inserido. E isso inclui identificar novas oportunidades, perceber ameaças, compreender mais o público, entre outras possibilidades. Tudo depende da sua necessidade!

É importante que a pesquisa seja sempre feita por especialistas, com métodos e objetivos bem definidos. E mais, analisar os dados é uma etapa valiosa! Afinal, adianta de alguma coisa dados que não são interpretados?

 

Tipos de pesquisa de mercado

Existem vários tipos e métodos para realizar uma pesquisa de mercado, tudo depende se seu objetivo e disponibilidade de recursos. Mas vamos falar um pouco dessas possibilidades! Uma pesquisa de mercado pode ser:

Pesquisa de mercado qualitativa

A pesquisa qualitativa leva em consideração aspectos mais subjetivos na hora da investigação. É uma pesquisa um pouco mais aberta, que pode dar espaço para individualidades. O foco aqui é alcançar conteúdo. Por seu caráter mais livre, geralmente é realizado com uma amostragem menor de entrevistados.

Pesquisa de mercado quantitativa

Uma pesquisa quantitativa utiliza técnicas estatísticas para mensurar com mais precisão seus resultados. Esse tipo de pesquisa geralmente traz informações numéricas, por isso costuma ser utilizada quando informações específicas precisam ser levantadas.

Pesquisa de observação

Esse tipo de pesquisa analisa o que outro faz, como se comporta, seja um fenômeno social ou o ambiente. É muito utilizado para registrar padrões, sem fazer perguntas ou interferir diretamente no objeto de estudo. Pode ser utilizado, por exemplo, para perceber processos de compra.

Pesquisa experimental

Muito usado em laboratórios, esse tipo de pesquisa é feito através de vários testes para comprovar ou descartar hipóteses. Um produto ou situação pode ser testado inúmeras vezes para obter o máximo de informações possíveis.

Pesquisa A/B

Esse tipo de pesquisa se baseia muito no princípio da comparação. Dois objetos de estudo são submetidos a configurações diferentes para ver qual tem a melhor performance. Esse tipo de pesquisa é muito utilizado para construir anúncios, assuntos de e-mail, etc.

 

Como se faz uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado pode guiar os futuros de uma empresa, definir próximos passos e estratégias, por isso deve ser muito bem feita. Uma pesquisa que apresente resultados que não correspondem com a realidade podem prejudicar muito uma empresa.

O mais recomendado é que você recorra a uma empresa ou instituição especializada em realizar esse tipo de pesquisa, pois é necessário entender bem os métodos e como utilizá-los.

Mas, para saber se sua pesquisa está tomando o rumo esperado, fique atento às etapas necessárias:

1 – Colete informações

Em qualquer pesquisa ou experimento, é muito importante que você colete o máximo de dados dos participantes. Não se limite a nome, telefone e e-mail, vá a fundo e anote outros itens como profissão, faixa etária, e até se costuma comprar produto X ou Y.

2 – Tenha objetivo

Sabe aquela velha frase que, pra quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve? Então. Uma pesquisa pode trazer inúmeros resultados, mas eles devem servir à necessidade de sua empresa. Sendo assim, defina o que querem descobrir, onde querem chegar. Tenha um norte bem definido.

3 – Defina a amostragem

Uma pesquisa pode abranger uma rua, uma cidade, um Estado, um país. E em cada amostra, o resultado pode ser bem diferente. Por isso, defina junto ao objetivo qual será a quantidade de pessoas que participaram de sua pesquisa.

4 – Elabore um roteiro

Para obter um resultado assertivo, você deve seguir uma metodologia e um certo padrão, para que a pesquisa possa ser conduzida da melhor maneira. Por isso, defina as etapas a serem seguidas durante o processo, seja um roteiro de perguntas, padrão de observação ou etapas de um experimento.

5 – Seja neutro

Durante a pesquisa, é preciso tomar muito cuidado para não pender para um lado. Uma pesquisa pode ter resultados manipuláveis dependendo da forma como é aplicada. Um experimento ou um roteiro de perguntas, dependendo da forma que é realizada, pode influenciar na resposta dos participantes.

6 – Analise o que fizeram antes

Pode ser que algum órgão/concorrente/empresa já tenha realizado uma pesquisa semelhante ou que possa complementar a sua. Analise tudo o que já está disponível para somar informações a sua pesquisa.

7 – Interprete os resultados

Chegamos a uma das partes finais, porém uma das mais complicadas também. É muito difícil encontrar pessoas que realmente saibam interpretar os números e informações e consigam traduzir para algo aplicável para seu negócio. Faça uma análise minuciosa e completa para ter mais acertos.

8 – Coloque em prática

De nada adianta possuir um vasto conhecimento se ele não é utilizado de fato. É mais comum do que parece, empresas que não mudam seu modo de negócio, mesmo entendendo as falhas e oportunidades, por ser um processo muito trabalhoso. Não seja mais um, adote estratégias efetivas.

 

Pesquisa de mercado é pra mim?

Sempre que possível, é bom você possuir um estudo de seu mercado. Mal não irá fazer! Desde que ela seja bem feita, claro. Quem não quer conhecer bem seu mercado?

Porém, uma pesquisa de mercado bem feita, demanda muito esforço e investimento. Portanto, para empresas que ainda não possuem muito capital, talvez existam outras prioridades. Mas assim que possível, providencie uma!

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E aí, já organizou sua pesquisa? Não espere sua empresa estar em uma situação crítica para ir atrás de uma. Marcas que são fortes e permanecem ativas no mercado sempre buscam antecipar.

E interprete bem os resultados, aplicando as conclusões nas estratégias de sua empresa, sempre aliando também a Inteligência de Mercado e ao Big Data. Assim, você garantirá conhecimento profundo do seu negócio, será um especialista que terá insumos para tomar decisões mais assertivas!

 

Pesquisa de Mercado

 

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