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O que fazer quando não consigo vender: como superar os tempos de crise

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O que fazer quando não consigo vender: como superar os tempos de crise

Você já deve ter falado: “não consigo vender nada”. Os momentos de crise chegam para todos. O verdadeiro segredo está em como você vai passar por essa fase. Alguns quebram, alguns fecham. Alguns se renovam, alguns passam a ser obsoletos.

Não se preocupe se você já se sentiu assim. Prepare-se para o ano novo que vem por aí com um novo gás!

 

Porque não consigo vender?

Existem vários motivos que podem fazer com que as vendas de sua empresa se estagnem ou comecem a cair. Pode ser uma crise mundial, pode ser uma crise no setor. Pode estar relacionado a processos internos, como má gestão.

É muito difícil responder porque você não consegue vender sem analisar profundamente cada caso. Os motivos são vários, além de que pode ser uma combinação de mais de um. Nesses momentos, o Business Intelligence é uma grande ajuda para identificar problemas.

Comece a entender os motivos de suas vendas caírem e investigue como melhorar.

 

Crise não avisa quando vai chegar

Houveram momentos na história em que o mundo inteiro se viu tomado por uma grande crise. Podemos lembrar muito bem sobre o que ouvimos falar em 1929 e ainda mais recente, em 2008.

Apesar de existirem indícios que algo ruim pode acontecer, nem sempre é possível prever tudo. Uma crise pode ser desde a perda de um bom funcionário a uma mudança de lei que mude as regras do seu trabalho.

Seja como for, a crise chega sem muito pretexto. E por isso, você deve ficar atento para qualquer indício e, principalmente, estar preparado para momentos difíceis. Não aproveite o aumento nas vendas para gastar mais sem planjamento. Pense nos imprevistos que podem acontecer.

 

Invista em uma análise profunda com Inteligência de Mercado

Pode ser muito complicado encontrar qual o motivo de suas vendas caírem. E muitas vezes é necessário uma visão mais profunda de todo contexto de sua empresa para descobrir como voltar a crescer.

Uma solução de Inteligência de Mercado como a Resultys consegue te mostrar formas para vender mais. É possível usar as características de sua empresa e de seus atuais clientes para encontrar novos clientes.

Talvez sua empresa não consiga crescer mais no local que você já atua, mas existem diversas outras regiões possíveis de serem exploradas.

 

Planeje bem

Uma das grandes falhas de diversas empresas, mesmo as grandes, é a falta de um bom planejamento estratégico. É comum que as pessoas se guiem pelo feeling. E, apesar de ser um diferencial, você pode errar.

Quando você tem um planejamento, você ainda continua errando, mas sua margem de erro diminui e você está muito mais preparado para gerenciar esse momento.

A falta de planejamento pode prejudicar grandemente sua vendas. Assim, busque sempre orientar todo seu trabalho e comece a pensar bem antes seus próximos passos. Tire o “não consigo vender” de seu vocabulário!

 

Seja Honesto com sua equipe

É verdade que um patrão não precisa nem deve repassar todas as informações e crises para o restante de seus funcionário. Porém, em tempos extremos é legal abrir a situação para gerar empatia.

Também, os funcionários sabem muito bem quando há algo errado ou não está legal. E trabalhar em uma situação dessas, sem saber como será no fim do mês, é desesperador. Seus vendedores são essenciais, por isso dê atenção a eles.

Por isso, abra o jogo com sua equipe e demonstre sua preocupação. Não é necessário contar detalhes, mas deixe as pessoas sabendo o que está acontecendo. Além de tudo, seus funcionários vão se sentir muito mais parte da empresa.

 

Fale com os clientes

Você não quer que seus clientes fiquem sabendo de terceiros que sua empresa está passando por um momento difícil. Ser honesto com os clientes é a melhor maneira de fidelizá-los.

Não é necessário dizer “não consigo vender mais nada”, pois isso pode gerar uma situação desconfortável e até desconfiança. Porém, informe que estão passando por um período de reorganização interna que pode gerar algum transtorno eventualmente.

É importante ter muita sabedoria ao expor qualquer tipo de assunto interno aos clientes. Mas, valorize de forma especial os que continuaram com sua empresa mesmo em tempos difíceis e faça questão de reconhecer isto.

 

Esteja sempre se atualizando

Um dos motivos que você podem estar te causando insônia, sem conseguir dormir, pode estar relacionado com a desatualização de sua empresa. Todos se lembram de como empresas gigantes como Blockbuster e Kodak desapareceram do mercado por não acompanhar as mudanças.

Mais recentemente, grandes livrarias no Brasil estão passando por situações complicadas. A Fnac já encerrou suas atividades no Brasil e Saraiva e Livraria Cultura já pedirão recuperação judicial. Isso porque o mercado de livros digitais cresceu muito.

Sendo assim, preste atenção nas mudanças de comportamento do consumidor e adapte sua empresa a nova realidade. Não adianta insistir em produto/serviço que está entrando em desuso. A diminuição de suas vendas pode ser pela mudança do contexto em que vivemos.

 


Para de dizer sem parar: “não consigo vender!”. Observe as mudanças de seu mercado para atravessar o momento de crise. Nesses momentos, a Inteligência de Mercado pode ser essencial para mostrar qual mercado você pode explorar para vender mais!

 

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