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Como a Inteligência de Mercado pode fazer você vender mais e reduzir custos

Inteligencia de Mercado

Saiba como usar as novas tecnologias de Inteligência de Mercado ao seu favor e prepare-se para alavancar seus negócios

Neste artigo você irá ver:

  • Inteligência de Mercado é caro?
  • Como a Inteligência de Mercado pode solucionar problemas
  • É possível vender mais com Inteligência de Mercado?
  • Como a Inteligência de Mercado pode reduzir custos

Tanto se fala atualmente sobre Inteligência de Mercado, Business Intelligence, Big Data… Mas será que estamos realmente usando todas essas inovações ao nosso favor?

Muitos negócios já são totalmente voltados para essas novas tecnologias e existem campos de atuação que diariamente possuem contato com dados, métricas e insights dados pelas análises.

Porém, a grande verdade é que muito mais poderia ser feito, em diversos ramos de atuação. Imagine, por exemplo, diminuir custos e ainda vender mais? Com a Inteligência de Mercado isso é totalmente possível.

Inteligência de Mercado é caro?

Quando pensamos em Inteligência de Mercado logo pensamos em algo futurístico, complexo, sofisticado e consequentemente caro. Devido a uma visão distorcida, muitos nem procuram saber como implementar novas estratégias em seu negócio.

Até por que, esse tipo de coisa só serve para grandes empresas ou companhias que trabalham com inovação, não é mesmo?

Errado! Até uma padaria pode implementar estratégias de Inteligência de Mercado e pode achar uma opção que caiba no bolso. E que traga muito retorno.

É verdade que um planejamento bem completo de Inteligência de Mercado pode ser bem caro, mas as possibilidades são infinitas e existem alternativas mais viáveis.

Contudo, é importante lembrar que isso é um investimento e que possui um ROI altíssimo! Pode sair muito mais caro investir anos a fio em um mercado que não trará retorno.

Como a Inteligência de Mercado pode solucionar problemas

Já falamos bastante no Blog sobre como é importante que sua empresa passe a adotar uma estratégia de Inteligência de Mercado bem estruturada.

É interessante sempre reiterar como a Inteligência de Mercado pode mudar todo um negócio e apontar para as direções corretas. Somente uma análise profunda de dados consegue dizer com certeza quais os cenários propícios e todo seu Potencial de Mercado.

Você talvez já tenha passado pela desesperadora experiência de não ver perspectiva de crescimento, as vendas diminuírem e até ameaçar a sobrevivência da empresa. É nessas horas que a Inteligência de Mercado se faz essencial, para mostrar qual a melhor alternativa.

Quando você sabe que existe um problema, mas não consegue dizer ao certo onde ele está, aí é a hora de analisar os dados. E até mesmo antes do problema surgir, antecipando tendências de mercado e jogadas de concorrentes.

É possível vender mais com Inteligência de Mercado?

Resposta curta e rápida: sim! Implementar estratégias de Inteligência de Mercado em sua empresa significa essencialmente apontar para caminhos que deem mais resultados. E isso significa mais vendas.

Ter dados do mercado te ajuda a sempre estar avaliando sua performance e ir otimizando o que dá certo e alterando o que não está dando retorno. Além disso, aponta para oportunidades que você nem imagina.

Dessa forma, a Inteligência de Mercado te mostra onde vale a pena focar seus esforços. Mostra em qual contexto você terá mais chances de ter vendas bem sucedidas. Já pensou existir um vasto nicho ou região inexplorado?

Apenas com os dados e o direcionamento certo você encontrará as melhores oportunidades para expandir sua empresa. Além disso, te dá um amplo conhecimento de seu público, para que você possa adequar suas estratégias ao perfil de sua persona.

 

Como a Inteligência de Mercado pode reduzir custos

É sempre bom pensar em Inteligência de Mercado como um investimento: pode sair uma quantidade razoável do seu bolso agora, mas logo estará entrando bem mais.

É isso o que acontece quando uma boa estratégia é traçada: as vendas aumentam e os custos diminuem. E isso acontece sim mesmo se você for o dono da padaria. Algumas formas que ela pode te ajudar a reduzir custos são:

Ajuda seu time a trabalhar com foco

Já dizia o velho ditado: “Quem atira pra todos os lados, acaba perdendo o alvo”. Isso além de ser verdade no nosso dia a dia, em negócios pode ser fatal.

Se a empresa não sabe onde quer chegar, de que forma quer chegar e quais os recursos necessários, ela está fadada à estagnação e até falência. Ela estará sempre gastando mais recursos para encontrar a melhor estratégia.

Contudo, quando se possuem dados que apontam para o caminho certo, toda a equipe trabalha em favor de um só objetivo. E com muito mais segurança. Isso melhora a performance de sua empresa:  tempo é dinheiro!

Entender às expectativas do consumidor

As estratégias de Inteligência de Mercado são essenciais para definir bem qual seu público e o que ele espera de empresas como a sua. Imagine gastar rios de dinheiro com um público que não se identifica muito com sua marca?

O consumidor é peça chave – se não, a principal – de todos os negócios. Por isso, quanto mais se souber sobre os mercados de atuação, mais alinhadas serão as estratégias e consequentemente, maiores os resultados. E menos gastos!

É realmente muito frustrante quando uma marca não consegue entender seu consumidor e não atende às expectativas. Pior ainda, quando tenta vender goela abaixo um produto que está totalmente fora do fit do consumidor.

Entender a Jornada de Compra Completa

Um dos passos essenciais para entender o consumidor e como está a experiência do usuário é traçar a Jornada de Compra do Cliente. Essa é uma maneira muito eficaz de entender cada etapa do Funil de Vendas e onde é possível melhorar. Implementar uma solução CRM também é essencial neste estágio.

Quando você consegue determinar com clareza em quais pontos do fluxo de vendas seu cliente precisa de mais ou menos atenção, sua equipe não fica sobrecarregada e pode dedicar seus esforços ao que realmente importa.

Além disso, um Funil de Vendas que é eficiente faz com que o Custo de Aquisição caia expressivamente, pois não será necessário mais gastar tanto tempo convencendo seu consumidor. Você irá atraí-los facilmente!

Aumentar o ROI

Uma das grandes vantagens da Inteligência de Mercado é ter diversos dados bem mensurados. Isso faz com que você possa perceber com mais clareza quais as estratégias que funcionam melhor.

Quanto mais eficiente a estratégia, menor o CAC e assim, maior o ROI. Pode até ser que de início seu investimento seja expressivo, mas tenha em mente que em médio-longo prazo o lucro será muito maior que o gasto inicial.

Dessa forma, você não gastará recursos à toa com estratégias que não são efetivas e não trazem grandes quantias ao seu negócio. Continuar colocando dinheiro onde não retorna pode resultar em um estrondoso rombo na conta da empresa.

Reduzir custos com Marketing

O marketing está cada mais atrelado a números, principalmente no meio digital onde TUDO pode ser rastreado. Por uma lado, se tornou mais difícil saber analisar tantos dados e conseguir interpretá-los corretamente.

Por outro lado, uma boa estratégia de Inteligência de Mercado consegue definir os KPIS principais. Dessa forma, os profissionais são guiados para executar ações que possuam o melhor custo x benefício.

Quando você passa a otimizar resultados, entender o que dá certo e escalar, seu custo cai consideravelmente e o retorno cresce. 


Agora é a hora de se convencer a adotar estratégias de Inteligência de Mercado em sua empresa! O que mais falta para você tomar o próximo passo? Se você quer isso em sua empresa mas não sabe as melhores condições, mande um e-mail para nosso CEO no ivan@resultys.com.br que ele ficará feliz em te orientar!

 

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