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Inteligência de Marketing: como preparar sua equipe para utilizar no dia a dia

Inteligência de Marketing é a mais nova tendência que chegou para ficar. E com tanta tecnologia que a todo momento chega, é muitas vezes complicado conseguir uma equipe qualificada o suficiente para lidar com tantas novidades. Quando falamos de assuntos como Inteligência de Marketing, Business Intelligence, Big Data, precisamos contar com uma equipe que saiba o que está fazendo.

Mais do que oferecer treinamento, é necessário criar uma cultura interna, que realmente use as ferramentas disponíveis para fazer diferente na empresa. Vamos acompanhar como você pode deixar sua equipe apta a lidar com as novidades da Inteligência de Marketing!

O que é Inteligência de Marketing?

Muitas pessoas sabem do que se trata o Marketing, que é a maneira como entendemos e lidamos com o mercado, buscando integrar comunicação, administração e vendas de uma marca.

Também já falamos no Blog sobre o que consiste Inteligência de Mercado e suas possíveis aplicações, que vão do cruzamento e análise  de dados ao direcionamento para tomada de decisões dos rumos da empresa.

O que seria então a junção das duas coisas?

Quando falamos de Inteligência de Marketing, estamos falando de uma maneira de usar o Big Data para direcionar campanhas de comunicação, pensar em canais, melhorar logística e compreender melhor o público alvo.

Dessa forma, através da Inteligência de Marketing é possível coletar diversos dados e assim ter resultados mais assertivos, especialmente quando queremos entender melhor como o mercado se comporta.

 

Porque utilizar Inteligência de Marketing em sua empresa?

Tradicionalmente, o Marketing já é uma área muito ligada a números, estatísticas e vários tipos de contas para conseguir ter relatórios mais precisos da realidade. Entretanto, com a Inteligência de Marketing é possível ir além.

Não estamos falando apenas de números, muitas vezes complicados de serem interpretados no contexto correto. É possível entrar na cabeça do consumidor e entender como age, como fala, o que prefere.

Hoje, em um mundo onde cada vez disputamos a atenção com mais canais e veículos, não é possível gastar tempo e dinheiro com ações que não conseguirão atender as necessidades do público.

Assim, é necessário satisfazer seu consumidor e ainda otimizar o lucro da sua empresa, pensando em cada etapa do processo. Tudo isso se torna possível e principalmente, bem direcionado ao público correto.

 

Como implementar uma cultura de Inteligência na minha empresa?

É interessante ter em mente hoje em dia que TUDO na Internet hoje é rastreável. Por onde você passa, pedacinhos de informações suas são distribuídas em diversos sites e aplicativos.

Sendo assim, podemos aproveitar os dados disponíveis de cada consumidor para direcionar.  Toda a empresa  deve ter o mesmo propósito: satisfazer o cliente.

 

Entenda a importância de ter um Marketing Competitivo

Para uma empresa ser guiada por dados, ela precisa inserir Inteligência em diversos processos, não apenas em setores isolados. É essencial criar um ambiente em que todos saibam a importância de compreender os dados disponíveis.

Além disso, reconheça a importância do Marketing dentro dos processos da empresa: se uma marca não consegue compreender as necessidades do consumidor nem adequar a realidade da empresa, de nada adianta um produto incrível.

Portanto, através do Marketing, você pode potencializar todo seu Potencial de Mercado. Assim, passando a valorizar o Marketing, você começa entender o papel desse departamento. E com a Inteligência, você potencializa.

 

Mostre como entender os dados

São tantas informações capazes de se obter que é muito natural ficar perdido em meio a um mar de dados. São tantas especificações técnicas que fica até complicado correlacionar com outros resultados e compreender.

Assim, é importante repassar para todos seus funcionários como interpretar cada métrica, em diferentes contextos. Não basta apenas copiar e colar os números para apresentar ao chefe. É necessário estar sempre otimizando processos com a Inteligência de Marketing

Assim, defina os KPIS com sua equipe e passem a entender o que as métricas querem dizer, o que está sendo efetivo ou não. Mostre como os dados se relacionam e porque é necessário prestar atenção neles. Só assim você conseguirá ser Data Driven.

 

Dê ferramentas aos seus funcionários

Hoje, existem diversas ferramentas de pesquisa e análise de dados que permitem ao Marketing realmente acompanhar como seu consumidor age.  E com a Inteligência de Marketing, você precisa do suporte da tecnologia correta para ter uma boa análise de dados.

Existem diversos exemplos gratuitos incríveis , como o Google Analytics. Mas, existem tanto outros  que sua empresa precisará investir em algum momento. Assim, encontre plataformas e softwares que auxiliem no processo.

Além disso, um ambiente de trabalho motivador é aquele que tenta dar todo o suporte. Incentive sua equipe mostrando a eles formas de melhorar e facilitar o trabalho que está sendo realizado.

 

Faça relatórios e monitore

É essencial estar sempre acompanhando as informações mais relevantes e analisando de maneira conjunta com sua equipe. Esse momento não pode faltar pois, além de ser sua forma de controle, é o momento de troca de ideias.

Muita atenção para não deixar que os muitos dados te confunda. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de escolher os KPIS corretos. Assim, eles podem te dar o melhor panorama da empresa.

Além disso, esse momento de análise, discussão e feedbacks é importante tanto para o aprendizado quanto uma ótima oportunidade de se obter novos insights. Com a Inteligência de Marketing você será capaz de aprofundar sua discussão e verá as coisas de outra forma.

 


 

A Inteligência de Marketing te ajuda a compreender ainda melhor seu público e realmente realizar ações assertivas. Por isso, não fique de fora e aprenda mais sobre Inteligência em nosso Blog e saiba como a Resultys pode te ajudar a sair na frente!

 

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