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5 Dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

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aumentar a produtividade

O sentimento de não estar sendo produtivo pode vir por diversos fatores por exemplo desmotivação, metas impossíveis de serem alcançadas e falta de gestão. Entretanto, são poucos gestores que se atentam para essas ações.

Sem contar com essa rotina frenética, o próprio gestor esquece que seu colaborador pode passar por algum tipo de problema pessoal, ou mesmo interno na corporação que lhe tira do foco das suas atividades.

Ter esse lado mais humano ajuda a conseguir identificar como você pode ajudar sua equipe a melhorar seu desempenho. Até porque é importante lembrar que assim como uma empresa depende de seu colaborador para atingir seus objetivos, o colaborador também depende da organização para atingir seus objetivos pessoais.

Então como aumentar a produtividade da sua equipe de forma que os dois ganhem?

Veja agora as 5 técnicas práticas para melhorar a performance e qualidade do seu time de vendas e marketing.

 

1. Alinhe Marketing e Vendas

O primeiro passo para se ter uma equipe de alta performance é colocá-la na mesma página, deixar claro o papel de cada uma e seus objetivos que devem alcançar em conjunto. Quando há integração entre Marketing e Vendas a organização só tem a ganhar, por exemplo, na geração de leads, os SDRs estarão mais focados dentre outros benefícios.

Sempre gosto de salientar que o marketing e vendas são duas coisas interdependentes, pois de um lado depende de leads e o outro depende de informações para poder fazer uma comunicação assertiva e atrair os melhores leads.

Porém algumas empresas ainda insistem em trabalhar esses dois setores como coisas completamente distintas sendo que são totalmente complementares. Então, lembre-se de alinhar sua equipe para que não vire uma bola de neve de confusões, ok?

 

2. Motive sua equipe sempre

Conseguir motivar colaboradores é uma das maiores queixas de gestores, por achar que seu time faz corpo mole ou que estão simplesmente deixando de fazer do que tem que ser feito por puro capricho.

Outros já tem tem a consciência da desmotivação que seu time possui, mas não sabem como melhorar isso de forma que gera mais conversões em vendas, além de um time saudável que performa focado em resultado.

Como muitos já sabem, ninguém é capaz de motivar o outro pois a motivação vem de dentro de si.

Então, como conseguir fazer que um time esteja sempre motivado?

Algumas soluções para essa situação é criar gatilhos de motivação, programas de incentivo e/ou premiação para que seus colaboradores se auto-motivem. O marketing de incentivo é uma ferramenta do endomarketing muito utilizado por grandes empresas como a Golden Cross, por exemplo, eles adotaram em uma de suas campanhas distribuir prêmios de R$ 40 mil a R$ 70 mil para os corretores que mais tiverem resultados de cada filial que possuem.

Já a empresa Toyota tem o foco em premiar anualmente seus melhores representantes e gerentes de vendas com viagens, assim conseguem entregar a eles uma experiência inesquecível de forma que voltem mais inspirados. Incrível, né?

Conversar com seu time e individualmente, reconhecer seu trabalho e dar palavras de incentivos, também faz com que ele se sinta mais motivado. Coisas simples como deixar um post-it com uma frase motivacional na mesa de um colaborador ou promover algum tipo de concurso interno também pode ajudar no aumento da produtividade.

 

3. Utilize a tecnologia ao seu favor

A utilização de uma boa solução tecnológica para facilitar a rotina de trabalho é um excelente aliado, chega de depender planilhas para saber quais são os KPIs corretos ou como estar o desempenho do seu time.

Otimize o processo e adote soluções que realmente irão agregar para sua organização. Uma solução CRM, por exemplo, faz com que o time de vendas ganhe tempo já que todo o processo é realizado em um só lugar, emissão de relatórios, otimização da agenda, registro de ligações, desempenho do time todo ou de forma individual e vários outros vantagens.

 

4. Adote a regra dos dois minutos

Essa regra ajuda a criarmos hábitos da melhor forma possível, principalmente para quem deseja melhorar sua habilidade mas sofre do mal do século: a procrastinação. Esta regra funciona da seguinte maneira:

1º – Se uma atividade demora menos que 2 minutos então você deve fazê-la agora.

Por exemplo, enviar um e-mail é uma atividade que leva menos de 2 minutos. Reservar uma parte do seu tempo apenas para envio de e-mails é uma ótima maneira de melhorar o seu processo também.

2º – Se você quer melhorar ou ter uma habilidade em algo é necessário que faça o mesmo em até 2 minutos, pelo menos.

Por exemplo, vamos supor que queira melhorar sua habilidade em persuasão, então deve praticá-la durante 2 minutos por dia pelo menos, seja testar em pessoas ou ler 2 minutos por dia sobre o assunto. Ao seguir de forma disciplinada esse costume, logo se torna um hábito em buscar melhorias, independente do que queira evoluir.

5. Faça reuniões objetivas

Tem coisa mais chata do que ficar em uma sala de reunião por mais de 1 hora, ouvindo conversas cheios de parênteses e sem tema central, que no fim das contas não chega a nenhuma decisão?

Isso não faz apenas perder a produtividade como também o tempo e paciência. Para que isso não aconteça, é necessário que tenha uma pauta do que será realizado naquela reunião específica. Defina um planejamento que seja organizado com um objetivo central e uma frequência para criar hábito assim fluirá melhor as discussões.

Exemplos:

 

  • Melhoria do processo comercial: toda segunda feira do primeiro mês;
  • Apresentação geral dos dados do X semestre: semestralmente e sempre na última sexta feira do mês que fecha o semestre.

 

O exemplo acima é uma das formas como você pode melhorar a fluidez e a organização das suas reuniões. E ao decorrer das otimizações, você vai conseguir enxergar que ter  reunião é essencial para melhorar processos, acompanhar o andamento, melhorar comunicação, argumentações e também para tomada de decisões importantes.

Agora que você sabe como aumentar a produtividade da sua equipe, aprofunde-se melhor quanto a estruturação e aumente sua excelência na performance do atendimento ao cliente.

* Guest Post produzido pela NectarCRM

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