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Como masterizar o seu funil de vendas nas Redes Sociais

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Redes Sociais para vender

Use as Redes Sociais de forma inteligente e potencialize seu funil de vendas nas redes sociais!

Você verá neste artigo:

  • Redes Sociais para vender?
  • Por qual rede social as pessoas entram no funil?
  • Já sei onde estão meus prospects! Mas como abordar?
  • Exemplo de um funil de engajamento
  • Ferramentas para te ajudar a administrar todo o funil nas redes sociais

Vendas nas redes sociais?

Seus potenciais clientes estão por aí, mas pode ser uma tarefa muito difícil encontrá-los. Existem várias técnicas de prospecção B2B e ferramentas que te auxiliam a encontrar novos clientes, mas você já pensou que pode ir além? As redes sociais estão aí para somar ao seu funil de vendas!

No geral, muitas empresas B2B pecam muito por não dar a devida atenção para as redes sociais. É comum ver empresas que possuem uma presença online precária, não cuidam de seus canais de comunicação na internet e ainda que focam suas energias para uma plataforma que talvez não seja a mais adequada.

E você não quer ficar para trás, não é mesmo?

via GIPHY

Pense nas redes sociais como sua vitrine: é um espaço para mostrar a missão, visão e valores de sua empresa. No que sua marca acredita? Quais causas defende? O que acha relevante apresentar para seus clientes?

Redes Sociais e funil de vendas?

Como o próprio nome já aponta, as redes sociais foram inicialmente criadas com o objetivo de se tornarem um espaço de conversa, troca de informações e ideias. Enfim, para pessoas se relacionarem com pessoas.

Mas ao longo do tempo percebeu-se como esses meios possuem força dentro da estratégia de vendas, podendo também serem utilizadas para marcas. Assim surge o Social Selling, que é o conjunto de técnicas para criar relacionamento com o público e, como consequência, vender.

Mas é preciso ser cauteloso: as pessoas não vão entrar nas redes sociais para ver anúncios. Elas não vão te seguir no instagram/facebook/etc se você só ficar falando como sua marca é incrível e tentar empurrar seus produtos para elas. Associe as redes sociais ao seu Discurso de Vendas!

 

Por qual rede social as pessoas entram no funil?

Primeiro de tudo você deve se perguntar: em qual rede social meus prospects estão? Existem diversas plataformas diferentes, não se resumem a Facebook, Instagram e Twitter. Temos o LinkedIn, Medium, Youtube, Pinterest, StumbleUpon e muitos outros.

E ainda dentro das próprias redes sociais existem comunidades e grupos diferentes. Seus prospects podem estar ativos em várias dessas redes! Mas quais?

Pense primeiro no objetivo de cada rede social. Se você é do meio B2B, muito provavelmente o LinkedIn será uma rede muito mais efetiva do que Instagram, por conta do primeiro se tratar abertamente de uma rede para negócios e a outra ser focada em imagens de estilo de vida.

Então o primeiro passo para começar a planejar suas estratégias digitais é identificar por qual canal você consegue atingir seus leads. Só porque o Facebook é a rede social com mais usuários não quer dizer que ela será melhor para sua empresa.

 

Já sei onde estão meus prospects! Mas como abordar?

Realizar um planejamento de conteúdo para as redes sociais não é simples. Poderíamos escrever um livro só sobre isso! Mas para começar, determine a persona de seu comprador. Faça perguntas como:

  • Quem ela está seguindo nas redes sociais?
  • Quais são os influencers que ela se espelha?
  • Que tipo de eventos ela costuma ir?
  • Usa hashtags? Quais?
  • Onde elas estão no LinkedIn? Tem algum grupo?
  • Como elas se descrevem?

Só com isso você já consegue guiar suas estratégias. Hoje em dia a maioria das pessoas compartilham praticamente tudo nas redes sociais. São milhares e milhares de informações sobre seus clientes!

Através de uma análise você consegue identificar qual o melhor direcionamento tomar para uma campanha, que tipo de conteúdo produzir e qual tom de voz adotar.

 

Exemplo de um funil de engajamento para redes sociais

Falar assim ainda pode deixar o processo meio confuso. Por isso, vamos exemplificar! Em suas redes sociais é importante focar principalmente no que atrai as pessoas no topo e meio de funil, pensando sempre em gerar valor para elas.

Para o fundo do funil, para quem está pronto para a compra, você deve postar menos nas redes sociais e focar em outras formas de abordagem, como um e-mail ou mensagem direta.

O ideal é que você use a estratégia 80/20: 80% conteúdo de valor e 20% com ações exclusivamente focadas em vendas.

 

Contato Leve

Para iniciar um funil de engajamento, você deve promover algum tipo de contato. Talvez você tenha encontrado milhares de pessoas que tenham o fit de seu cliente ideal. Mas como você vai chegar até essas pessoas? É totalmente inviável gastar um tempão realizando cold calls, mandando mensagens para todos.

No topo de seu funil de engajamento você pode começar dando “toques leves”. Você não precisa gastar muito tempo em estratégias, a primeira ideia é se fazer notado. Por exemplo: as pessoas recebem uma notificação se você favoritar algo delas ou segui-las. Isso já te deixa na mente delas de alguma maneira!

Mas atenção: hoje já existem diversas ferramentas de automação que são barradas pelas próprias plataformas quando começam a seguir pessoas demais. Além do mais, as pessoas já sabem que a mensagem que recebem é apenas algo programado para entregar para todos.

Isso pode não configurar como um problema se feito de forma consciente e responsável. O facebook por exemplo dá a opção de através das mensagens as pessoas configurarem respostas automáticas, os famosos Chatbots.

Já no LinkedIn por exemplo, só de você acessar o perfil da pessoa, a pessoa é notificada. Pode testar acessando o meu haha. Assim, veja qual a melhor forma de se fazer notado em cada rede social, sem incomodar!

Se as pessoas se interessarem de verdade, vão seguir de volta ou ao menos dar uma olhadinha em seu conteúdo. Aí já se inicia a qualificação de leads: você consegue perceber quem está se engajando com sua empresa e poderá futuramente fechar um negócio.

  • Então exemplificando…

Você pode:
Favoritar um post
Seguir

 

Contato Médio

Próximo passo! Agora você já sabe mais ou menos quem tem interesse na sua marca. Esse é o meio do funil, pessoas que simpatizam com sua marca, seguem, até podem se engajar em alguns momentos.

Agora você já pode dedicar um pouquinho mais de tempo para esse contato: mande um direct no Twitter, uma mensagem no LinkedIn ou até mesmo um comentário. Comece uma conversa!

Ainda não é o momento de vender. Quando falo de começar uma conversa não é “ei quer testar minha plataforma?”. Não, vá com calma!

via GIPHY

Aponte interesses em comum, mostre algum conteúdo que você acha que a pessoa possa se interessar (mesmo que não seja seu, mas de preferência seu rs). Pode até ser uma landing page que aí você aproveita e captura mais dados da pessoa. 😅

  • Então exemplificando…

Você pode:
Enviar uma mensagem com conteúdo de valor
Conectar no LinkedIn

 

Contato Incisivo

Se você perceber que a pessoa te deu moral e engajou em sua estratégia de meio de funil, está na hora passar para o próximo estágio. Agora é o momento ideal para iniciar uma conversa comercial, seja por e-mail, ligação ou mesmo mensagem em alguma das redes sociais, mas agora com o intuito de apresentar seu produto.

Se você chegou até aqui, há interesse mútuo! Não se preocupe em estar irritando a pessoa ou indo atrás de alguém sem interesse algum na sua marca.

  • Então exemplificando…

Você pode:
Mandar e-mail de follow-up
Ligar

vendas nas redes sociais

 

Ferramentas para te ajudar a administrar todo o funil nas redes sociais

Ei, felizmente você não precisa fazer todo trabalho sozinho. Existem diversas ferramentas de monitoramento de redes sociais que podem te ajudar. Use a tecnologia para automatizar e escalar seu funil.

Para o topo do funil:
– Oktpost
– Hootsuit

Para o meio de funil:
– Socedo
– Insightpool

Para o fundo do funil:
– Sprout Social
– Nimble

Além disso é muito importante implementar um CRM e conectá-lo às redes sociais. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhor você irá entender o funcionamento de seu funil e poderá traçar suas estratégias.

Monitore seus resultados! Compare mês a mês o que deu certo, o que não foi tão efetivo assim, em qual ação devem continuar a investir. Mensure o ROI no Social Selling. É importante ter métricas que mostram como as pessoas têm enxergado sua empresa. Seu conteúdo tem gerado empatia ou você continua a simplesmente querer vender?

 


Agora você já sabe o poder das redes sociais! Não deixe de adequar suas estratégias de venda à sua comunicação na internet. Não existe mais essa história de mundo online e offline. Hoje, uma ação realizada em um dos meios reflete diretamente no outro. Tudo está interligado!

E se você se interessou pelo assunto, não deixe de ler este artigo sobre como gerar mais leads em seu próprio perfil no LinkedIn

 

vendas nas redes sociais

 

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