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Porque é importante ter uma estratégia de Inteligência de Mercado na sua empresa

Inteligência de Mercado

Entenda como sua empresa pode se beneficiar e crescer cada vez mais com uma estratégia bem estruturada de Inteligência de Mercado.

 

Você verá neste artigo sobre Inteligência de Mercado:

  • O que é Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado X Inteligência de Negócio
  • Porque é importante ter Inteligência de Mercado
  • Vantagem Competitiva com Inteligência de Mercado
  • Como traçar uma estratégia de Inteligência de Mercado

Inteligência de mercado pra que? Você já leu vários livros sobre negócios. Já contratou todo tipo de profissional diferente. Já até tentou rezas diferentes. Mas, por algum motivo, você ainda não consegue posicionar bem sua empresa no mercado.

Por que isso acontece?

Talvez você precise estruturar bem sua estratégia de Inteligência de Mercado. Hoje, mais do que nunca, vivemos em uma época cheia de informações e dados para todos os lados. E assim, para sair na frente, você deve saber como analisar bem os dados do seu mercado.

Como fazer isso? Quais informações levar em consideração? O que fazer com tanta informação?

Calma! Vamos entender juntos como essa estratégia pode te ajudar.

 

O que é Inteligência de Mercado

Na internet você irá encontrar diversas definições por aí. Juntando um pouquinho de tudo, Inteligência de Mercado (IM) ou Market Intelligence (MI) é:

Levantamento, monitoramento e análise de informações, de diversas fontes diferentes, para construir uma visão ampla e detalhada do mercado da empresa, com o objetivo de  possibilitar tomadas de decisões completamente baseadas pelos dados.

Resumindo: é parar de se guiar por achismos e ter bases mais concretas para tomar decisões. E isso vale para diversos setores da empresa também, seja o marketing, vendas, T.I., e por aí vai.

É o conjunto de informações relevantes para um mercado, reunidas e analisadas para determinar o caminho que a empresa deve trilhar. Consequentemente, o propósito primordial é fazer seu negócio crescer – aumentar a receita, o lucro ou a participação de mercado.

 

Porque é importante ter Inteligência de Mercado

Você até pode continuar fazendo as mesmas coisas de sempre, com a desculpa que elas sempre deram certo, mas tenha em mente uma coisa: todo mercado muda. Alguns mais rapidamente, outros permanecem bem mais estáveis, mas uma hora ou outra, sua empresa vai sentir o impacto.

Sendo assim, você tem duas opções: tentar antecipar ao máximo as mudanças e entender melhor seu público ou ignorar completamente as reais oportunidades de negócios.

Se por acaso você escolheu a segunda opção, lembre-se que empresas que já foram gigantes morreram por falta de perspectiva do futuro e entendimento do mercado!

A Blockbuster, por exemplo, era uma empresa gigantesca e com pouca concorrência. Era disparado a maior empresa do ramo de locação de filmes! Mas, rapidamente morreu quando não adaptou seu tipo de serviço para as novas tecnologias que surgiam.

Isso é fruto da falta de uma estratégia de Inteligência de Mercado. Portanto, sem entender os dados que nos cercam, podemos rapidamente ser passados para trás, tomar decisões erradas e não enxergar oportunidades.

Afinal, é extremamente complicado realizar um planejamento estratégico certeiro sem ter uma base sólida de dados. Com o advento da Inteligência de Mercado você pode antecipar tendências e ameaças e estar preparado para qualquer situação. Esse tema também está profundamente interligado com Data Driven!

 

Inteligência de Mercado X Inteligência de Negócio

Cada vez  mais tem se falado em Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios (IN). Esse termo refere-se a um recurso que também direciona as tomadas de decisões, através de dados, só que colocando em foco os níveis de gestão da empresa.

A Inteligência de Negócios auxiliam os gestores a tomar decisões internamente, melhorando processos para refletir externamente nos resultados da empresa. Mas, nem tudo tem a ver com o que ocorre dentro do negócio.

É aí que entra a abordagem do Marketing Intelligence (MI) ou Inteligência de Mercado (IM), pois abrange todo o mercado, desde os fornecedores, concorrentes e seu público-alvo. É uma visão mais ampla de todo o cenário.

Entendendo seu contexto através da Inteligência de Mercado você consegue alinhar bem sua estratégia de Inteligência de Negócio.

 

Vantagem Competitiva com Inteligência de Mercado

Vantagem competitiva é todo recurso que você pode ter para sair na frente da sua concorrência. Em alguns meios os recursos naturais podem configurar uma vantagem, uma boa localização geográfica, um time altamente qualificado, entre outras coisas.

A Inteligência de Mercado é um tipo de vantagem competitiva. Dessa forma, uma empresa que conhece bem seu mercado consegue direcionar melhor todas suas estratégias. Conhece todo seu Potencial de Mercado. Consegue estar na frente da concorrência, que não tem nenhum ou pouco conhecimento das demandas atuais de seu mercado. Você pode até prever quais os próximos passos dos seus competidores!

Imagine que, conhecendo as tendências do mercado, você pode se antecipar e fornecer aos seu clientes um tratamento diferenciado, entender quais as melhorias que você pode fornecer, quais os pontos fracos dos concorrentes, além de poder direcionar melhor suas estratégias de comunicação.

E isso antes de todos. É como encontrar um tesouro!

E o melhor, são dados concretos. Então, entre tantos caminhos que você pode escolher, você terá o respaldo de informações reais e relevantes. Claro que o sexto sentido para negócios é bem importante, mas você quer mesmo ficar confiando só nele?

Vai que ele falha, não é?

 

via GIPHY

 

Como traçar uma estratégia de Inteligência de Mercado

Como já foi dito antes, vivemos na era da informação. Somos bombardeados todos os dias com mais e mais notícias, informações e novidades. Nunca foi tão fácil ter acesso sobre negócios e empreendedorismo como antes.

No meio de tanta coisa, como filtrar aquilo que é realmente relevante?

Além disso, mesmo com muita coisa disponível online, geralmente as informações mais valiosas não são de fácil acesso. Como eu encontro esses dados?

As informações que podem REALMENTE ajudar uma empresa geralmente são escassas e de difícil acesso.  Assim, as empresas geralmente optam por contratar um profissional especializado ou terceirizam esse serviço, com empresas focadas em Inteligência de Mercado.

Veja como é complexo!

Afinal, não basta coletar dados, é necessário saber interpretá-los. Aí está o grande problema. Os dados não mentem, mas a interpretação dos mesmos pode divergir e levar a caminhos errados.

Tenha a certeza que está investindo em alguém que realmente tenha propriedade para falar do assunto. Sua estratégia de mercado deve conseguir responder suas perguntas objetivamente! Como por exemplo:

 

  • Em qual setor a empresa deve investir mais?

  • Qual mercado é uma boa oportunidade para se inserir?

  • Existe um padrão de compra de nossos clientes?

  • Em quais áreas demográficas a empresa pode se inserir com sucesso?

 

E por aí vai. Defina quais perguntas são importante de se fazer em seu negócio no momento atual e busque a resposta das mesmas.

 


Esteja sempre na frente de seus concorrentes! Não seja engolido pelos competidores e pelas mudanças. Agora você já sabe como é importante traçar uma estratégia sólida de Inteligência de Mercado para sua empresa. Se você quer conhecer um case real, não deixe de conferir este artigo onde falamos sobre o IFood!

Na realidade, é imprescindível para empresas que querem continuar fortes ou crescer no mercado. Para todos é importante. Sem contra indicações 😉. Conta pra gente como você definiu sua estratégia ou entre em contato conosco para bater um papo sobre o assunto!

 

 

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