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Preveja o Futuro! Saiba como o Data Driven pode alavancar seus negócios

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Data Driven

Renda-se ao Data Driven. Tome decisões baseando-se nos dados e pare de gastar seu tempo com achismos. 

Neste artigo sobre Data Driven você irá ver:

  • O que é Data Driven
  • Como Data Driven pode ajudar sua empresa
  • Você está pronto para ser Data Driven?

 

O termo Data Driven ainda não é tão conhecido, mas sua ideia é mais comum do que se possa imaginar.

Já falamos aqui no Blog como pode ser prejudicial para seu negócio se basear só em achismos, apesar de muitos gestores e líderes ainda serem movidos apenas por seus instintos. Não que ter uma faro para bons negócios possa ser dispensável, mas é raro!

Você não pode depender de alguns poucos profissionais no mercado.

A questão é que, até mesmo profissionais com bom instinto erram. Mas sabe o que não erra? Dados!

 

O que é Data Driven

Quando você possui números, valores, mensurações, você sabe exatamente como estão seus processos. Você consegue identificar lugares com falhas, o que funcionou melhor, o que pode melhorar. Isso é Data Driven!

Data Driven, traduzindo literalmente, significa “Movido a Dados”. Diz respeito a captura, análise e cruzamento de dados para realizar previsões e assim, encontrar as melhores soluções para cada negócio.

É uma chave importante na Inteligência Corporativa e Inteligência de Mercado, pois se propõe a tomar decisões exclusivamente baseado em dados, de diversas fontes. E claro, tudo isso com a ajuda do Big Data.

Ser movido a dados se torna cada vez mais importante em um mundo onde praticamente qualquer ação sua é convertida em informações. Nos últimos 2 anos, foram produzidos cerca de 90% de todos os dados disponíveis no mundo.

É inacreditável!

 

Como Data Driven pode ajudar sua empresa

Mas o que Data Driven tem a ver com “prever o futuro”? Bem, a resposta é mais simples do que parece. Quando você possui acesso a uma grande gama de dados e sabe como analisá-los corretamente, você consegue entender melhor quais rumos estão sendo tomados, em diversas áreas.

Você já viu o filme Sem Limites? Sem querer dar spoiler, mas em uma parte do filme vemos como o personagem principal consegue ficar milionário através da análise minuciosa que ele consegue fazer dos dados, prevendo quando ações irão cair ou subir.

Acha que é tudo ficção? E se eu te disser que já já seremos capazes de realizar façanhas semelhantes? Sim! (sem drogas, rs).

via GIPHY

É isso o que ser Data Driven pode fazer por você:

Data Driven Marketing

O Marketing é uma das áreas que mais tem sabido se aproveitar das vantagens dos dados.

Ter insumos mensuráveis nesta área mudou totalmente as regras do jogo. Agora os profissionais conseguem obter dados valiosos sobre seu público e as campanhas realizadas.

Através dos dados é possível conhecer profundamente o público alvo, sua jornada de compra, quais anúncios ou e-mails deram mais certo e porquê. Através de testes A/B, por exemplo, você pode mensurar qual campanha possui um resultado melhor.

Os dados se tornaram indispensáveis para o Marketing. O profissional que continua a fazer suas campanhas, mesmo que off, sem levar em consideração os dados, já está para trás.

Veja essa imagem do Think With Google que mostra o exemplo de como a empresa Alibaba usou os dados para suas estratégias de anúncios:

 

Data Driven

 

Gestão Data Driven

Gerir processos dentro de uma empresa não é simples. São diversos detalhes, pessoas e atividades que precisam ser avaliadas e monitoradas. Isso só se torna mais fácil e assertivo se é possível se guiar pelos dados.

Além disso, uma empresa Data Driven consegue possuir uma Gestão de Riscos muito mais eficiente. Os dados permitem perceber quando uma ameaça está chegando. Isso faz com que a gerência possa se organizar e se preparar melhor para os tempos difíceis.

Além disso, agora toda equipe pode compartilhar em tempo real seus insights e feitos através de ferramentas que permitem automatizar processos. Os CRMs, por exemplo, deixam toda equipe de vendas sempre a par de como andam seus prospects.

 

Inteligência Comercial e de Mercado

Inteligência Comercial e de Mercado só é possível se for ‘Movida a Dados”. É um processo que acrescenta muito ao pipeline. Com essas ferramentas, você consegue ter um conhecimento profundo de seu mercado.

Com os dados corretos e uma análise bem feita, você pode estudar os concorrentes, identificar novas oportunidades do mercado, encontrar novos prospects, são muitas possibilidades para crescer.

Outro ponto importante é a análise de indicadores. A partir dos dados, você consegue observar toda linha de produção, verificar os pontos fortes e fracos. Assim, a empresa pode trabalhar em conjunto para ajustar os erros e investir ainda mais nos acertos.

 

Previsão de Tendências

Com os dados, você pode prever tendências. Bruxaria? Não! Estudo, muito estudo. E tendências nas mais diversas áreas. A empresa WGSN, por exemplo, estuda as novas tendências, principalmente ligado a moda e design de interiores.

Em sua empresa, você pode compreender quais as tendências de seu mercado e então investir para seu crescimento. Imagine investir antes de todos no que estará no auge daqui alguns anos!

Coletando dados de todos seus consumidores e seu comportamento te dá uma visão geral de como a cabeça de seu consumidor funciona. Assim você pode se antecipar para suprir as necessidades que nem seus clientes sabem que vão ter.

 

Você está pronto para ser Data Driven?

Nomes difíceis e em inglês podem assustar um pouco e dão a impressão de serem muito sofisticados, algo muito distante. Mas a verdade é que, todos podem se beneficiar dos dados.

Em maior ou menor escala, sua empresa pode ser Data Driven. Não sabe por onde começar?

Você não precisa ter uma equipe de T.I. para começar a implementar essas mudanças em seu negócio. Existem ferramentas simples e gratuitas que já te ajudam a ter uma visão mais ampla de seu mercado, concorrentes, clientes, entre outros.

Existem diversas ferramentas do Google, por exemplo, que são gratuitas e podem te iniciar no meio dos dados, como Google Analytics e Google Meu Negócio.

As próprias ferramentas que permitem patrocinar anúncios, como Google Ads e Facebook Ads permitem uma grande captura de dados e análise do que funciona melhor.

Mas para os que querem investir mais, existem diversas empresas no mercado que disponibilizam seus serviços e plataformas, seja para análise de mercado, inteligência comercial, análise da concorrência, entre outras coisas. A Resultys é uma delas 😁.

 


E aí, pronto para o futuro? Não deixe o tempo passar e sua empresa ficar para trás. Como vimos, o futuro é Data Driven. Não tem como ser diferente!

Faça diagnósticos, análises e previsões. Mensure. Identifique oportunidades de ouro! Implemente a cultura Data Driven em sua empresa e veja os benefícios para você. Se você quer conhecer um case real, não deixe de conferir este artigo onde falamos sobre o IFood!

 

Data Driven

 

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