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Conheça AGORA todo seu Potencial de Mercado e cresça cada vez mais

Venda mais e esteja cada vez maior conhecendo todo seu Potencial de Mercado!

Neste artigo sobre Potencial de Mercado você irá ver:

 

  • O que é Potencial de Mercado;
  • Como saber qual seu Potencial de Mercado;
  • Como aproveitar todo seu Potencial de Mercado;

 


Você já ouviu falar sobre Potencial de Mercado?

Praticamente todas as empresas tem como um de seus objetivos principais crescer. Isso porque, para se manter viva, as empresas devem regularmente estar se renovando, inovando, melhorando.

E para fazer isso, nada melhor do que conhecer todo seu Potencial de Mercado.

A verdade é que várias empresas operam sem saber realmente a capacidade que possuem. Muitas não tem noção do quanto podem ser poderosas! E isso pode não só diminuir a empresa, como acabar com ela totalmente.

Mas afinal, o que é Potencial de Mercado? Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

 

O que é Potencial de Mercado

Podemos definir Potencial de Mercado com a capacidade de uma empresa crescer em determinado período de tempo. Esse crescimento pode ser classificado como o número de negócios novos fechados, vendas recorrentes ou a quantidade de produção, novos assinantes, etc.

Outro aspecto que é importante a ser considerado é a quantidade de dinheiro que roda em determinado mercado. Afinal, a capacidade de crescimento de uma empresa também depende de como anda o mercado em que ela está inserida.

Muitos classificam o Potencial de Mercado com sendo a relação de quanto sua empresa tem capacidade de produzir e quanto seu mercado consegue consumir. Dessa forma, analisar o Potencial de Mercado de uma empresa é ter uma previsão de quanto o mercado está favorável e até pode ser determinante para a vida útil da Companhia.

 

Como saber qual seu Potencial de Mercado

Muitas variáveis podem ser consideradas para definir quanto sua empresa está produzindo e quanto seu mercado pode absorver. Dessa maneira, é importante focar em algumas métricas e perguntas que podem nos ajudar a traçar um panorama mais completo e focado.

Dessa forma:

 

ENTENDA O MOMENTO

 

via GIPHY

 

O timing é importante para avaliar o momento da economia. Sabemos como o mercado flutua conforme alterações na política e também é influenciado por decisões de grandes empresas e até o que ocorre em outros países.

Saber quando iniciar um negócio, diminuir as atividades ou investir ainda mais é primordial para o crescimento de uma empresa. Assim, avalie a economia, as influências do do macro ambiente e micro ambiente, para entender com mais profundidade suas oportunidades.

 

ENTENDA O LOCAL

O local que sua empresa atua influencia muito no seu negócio. Cada local possui uma dinâmica e um espaço para cada mercado. Dependendo do País, Estado ou Cidade, um negócio pode dar certo ou não.

Por exemplo, a probabilidade de uma pousada ter sucesso é muito maior em uma cidade turística que uma cidade do interior que não possui um cenário ou atividade cultural muito expressivo.

Mesmo que sua empresa tenha capacidade de atuar remotamente ou prestar seus serviços para diversos locais ao redor do globo, é importante avaliar quais localidades possuem maior receptividade do seu serviço e logo, onde você deve investir mais em prospecção e publicidade.

 

ENTENDA SEU PÚBLICO

Você precisa conhecer profundamente para quem você vende. Já falamos aqui no Blog a importância de saber quem é o seu público-alvo, e para saber seu Potencial de Mercado não é diferente. Além disso, é de extrema importância realizar uma Pesquisa de Mercado.

Quais pessoas se podem consumir seu produto?

Isso implica também em entender quantas pessoas você pode atingir. Qual a quantidade de pessoas do seu mercado?

Saber disso é extremamente importante para entender o quanto seu produto/serviço tem potencial para expandir.

 

ENTENDA SUA CONCORRÊNCIA

O mercado pode estar favorável, você pode estar no local correto, com muitas pessoas que comprariam seu produto. Parece perfeito, certo?

Mas você deixou uma variável de fora dessa conta: sua concorrência.

É de extrema importância que você considere sua concorrência, afinal seu mercado pode estar saturado, ou ser de difícil inserção. Isso faz com que seu Potencial de Mercado reduza consideravelmente, ou ainda que seja mais difícil de atingi-lo ao máximo.

 

Como aproveitar todo seu Potencial de Mercado

O primeiro passo antes de abrir uma empresa deve sempre ser entender se existe espaço para o que você gostaria de oferecer. Mas mesmo empresas com um tempo de caminhada devem se atentar para seu Potencial de Mercado.

A partir do momento que você compreende todas as possibilidades de crescimento, você começa a entender melhor onde investir, quais estratégias adotar e até o que é necessário alterar em sua empresa para que ela continue (ou comece) a prosperar.

Para aproveitar bem todo seu Potencial de Mercado você pode seguir alguns passos:

 

ALINHE SUAS ESTRATÉGIAS

A partir do momento que você identifica todas as possibilidades do mercado, está na hora de sua empresa redirecionar seus esforços para onde há a maior possibilidade de crescimento. Porém, você não pode ignorar os propósitos iniciais de sua empresa.

Talvez esteja na hora de mudar os seus objetivos a longo prazo. E quem sabe até atualizar a Missão, Visão e Valores. Mas, não mude única e exclusivamente por causa do dinheiro. É importante balancear o que o mercado pede e o que sua empresa se propõe a oferecer.

Por isso, alinhe todos seus departamentos para perseguirem um propósito em conjunto. É muito importante que todas as áreas e colaboradores estejam de acordo do que buscar. Incremente também suas estratégias com Inteligência de Mercado.

 

OFEREÇA AO SEU PÚBLICO O QUE ELE QUER

Depois que você compreendeu o perfil do seu público profundamente, está na hora de se adequar às suas necessidades. O cliente sempre está certo! Você pode ter um pouco de pé atrás com essa história, mas veja o exemplo da Disney.

O Walt Disney World é altamente conhecido por ter uma incrível taxa de retenção de clientes: cerca de 70% do público que visita o parque, volta. Esse número poderia ser ainda maior se todos tivessem condições de voltar! E como isso acontece? Em todos os parques, a atenção aos consumidores é essencial. Isso faz a experiência ser completamente diferente.

Então, podemos aprender que, você deve sempre se atentar para toda a experiência do cliente e como você pode agradá-lo em todas as etapas. De nada adianta um produto incrível que ninguém precisa! Pense bem no que você tem a oferecer.

 

REORGANIZE OS INVESTIMENTOS

Dinheiro, uma parte muito importante! Muitas empresas acabam fechando nos seus primeiros anos de existência por falta de gestão e controle de gastos. É muito importante saber onde investir!

Por isso, após você avaliar os pontos de em que há maior possibilidade de crescer, você deve deve cortar gastos desnecessários ou em estratégias que não funcionam. Coloque toda sua atenção e energia nos caminhos que vão fazer sua empresa alcançar todo seu Potencial de Mercado.

Aqui no Blog já demos dicas de como analisar o ROI das Redes Sociais!

Esteja sempre bem atento ao que gasta, ao que entra. Para o sucesso da empresa, ela deve ser financeiramente saudável. Não se deixe enganar, achando que em algum momento o dinheiro vai entrar. Sempre esteja preparado para o pior e, ao mesmo tempo, investindo nas estratégias com maior retorno.


E então, pronto para descobrir todo seu Potencial de Mercado? Não deixe de buscar meios para explorar as possibilidades. Você pode ter um baú de tesouros da mão e nem sabe! Busque aproveitar ao máximo toda sua capacidade.

Descobrir o Potencial de Mercado serve para qualquer empresa, não importa o tamanho. Mesmo você, que tem uma empresa grande e estável, pode estar deixando de enxergar várias possibilidades.

 

Potencial de Mercado

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