Como escrever o e-mail de prospecção infalível em poucas etapas

E-mail de prospecção

Alcance resultados reais com o passo a passo para criar e-mails de prospecção perfeitos!

 

Você irá ver neste conteúdo sobre como escrever e-mail de prospecção:

  • ETAPA #1 – Mantenha seu e-mail curto e agradável
  • ETAPA #2 – Sempre inclua um call-to-action
  • ETAPA #3 – Use tecnologias existentes!
  • ETAPA #4 – Construa uma conversa pessoal
  • ETAPA #5 – Vá além do Inbox

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Escrever um e-mail para prospecção de vendas pode parecer bem simples, mas a verdade é que se você não se destacar, vai ser só mais um dos milhares e-mails não abertos que vão direto para a lixeira. Já falamos dicas práticas para fazer um e-mail incrível e que funciona, mas agora vamos além.
Podemos dar dicas e dicas sem que você consiga visualizar por completo como deve ser a estrutura de um e-mail perfeito. Por isso, chega de enrolação! Vamos apontar etapa por etapa como prosseguir na construção do seu texto.
É importante ter em mente que são apenas modelos para seguir como base, mas não se apegue demais! Lembre-se de personalizar, de testar novos métodos e não se prender às estruturas. Adeque a sua linguagem e ao estilo do seu negócio!

 

O que seria um e-mail de prospecção “infalível”?

Eu poderia mentir para você, dizendo que é só seguir essas etapas e automaticamente terá 100% de taxa de abertura e resposta. Infelizmente, isso é praticamente impossível! Até porque, o e-mail de prospecção por si só não é capaz de fazer todo o trabalho de comunicação.
Tenha em mente que esse meio é apenas um dos braços de sua comunicação. É uma ação em cadeia: se suas outras estratégias de comunicação estiverem alinhadas, seu e-mail será ainda mais efetivo!
A questão é que, muitos vendedores passam muito tempo elaborando e-mails, que se não construídos de maneira consciente e estratégica, podem facilmente se tornar irritantes, inefetivos e impessoais.
Para não cair nesse erro, siga estas etapas e construa seu e-mail com perfeição! Vamos analisar o exemplo:

email de prospecção perfeito 1

 

ETAPA #1 – Mantenha seu e-mail curto e agradável

Você teria paciência para ler um e-mail longo demais? A maioria das pessoas não! Com tantos e-mails não abertos, facilite a vida do seu cliente! Quanto mais objetivo for, maiores as chances da pessoa te responder!
Se seu e-mail for tão longo que a pessoa precisa ficar rolando para baixo para ver o final, o e-mail pode facilmente acabar na lixeira. Imagine, tanto esforço para escrever um longo e elaborado e-mail para ninguém ler! Uma boa dica é ver como o layout do e-mail fica tanto na tela do computador quanto no Smartphone.

 

  • Como eu faço isso?

email de prospecção perfeito

 

O assunto é mais uma parte super importante! Inclua palavras que chamem atenção e logo de cara captem o olhar do seu cliente. Faça testes A/B para ver qual assunto performa melhor e tenha mais chances de fazer que a pessoa abra seu e-mail.

email de prospecção perfeito

Sabe aquele texto mais apagadinho que aparece logo depois do assunto? Ele também é importante! São as primeiras palavras do seu e-mail de prospecção. É o chamado Preheader Text, tão importante e ainda tão subestimado. Deixe seu cliente curioso, interessado!

email de prospecção perfeito

Claro que existem e-mails longos e completos que funcionam muito bem. Mas talvez eles não sejam tão efetivos para o seu target, afinal já foi comprovado através de pesquisas que o interesse vai diminuindo ao longo da mensagem.
Essa estratégia é interessante especialmente se seu número de resposta diminuiu consideravelmente. Tente um e-mail de prospecção curto, porém com uma boa proposta.

ETAPA #2 – Sempre inclua um call-to-action

Para um e-mail de prospecção funcionar, o prospect precisa continuar o contato. Então, você espera que ele tome alguma ação! Pense no objetivo de você estar mandando o e-mail: o que eu espero que meu lead faça?
Então, adiante as coisas para ele: se você quer que ele converse com você sobre seu produto, já sugira uma data e horário para uma reunião. Se você quer que ele se inscreva em um webinar, deixe o link bem visível e chamativo.

 

  • Como eu faço isso?

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Durante a conversa, não tente só vender, ofereça algum tipo de conteúdo de valor gratuito! Dessa forma, além de levar mais tráfego para seu blog, seu lead passa a confiar cada vez mais em você.

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Inclua já uma sugestão de contato quando vão conversar. Mostre a ele que não vai tomar muito tempo dele e terá em troca informações valiosas. Aqui você pode incluir outras ações, como link para inscrição de um curso.

ETAPA #3 – Use tecnologias existentes!

O e-mail pode até ser um meio de comunicação que existe há muito tempo no meio online, mas isso não quer dizer que ele não tenha se modernizado. Hoje existem diversas tecnologias que podem potencializar suas estratégias de comunicação!
Existem os e-mails trackers, que te informam se a pessoa já abriu seu e-mail, quantas vezes abriu. Isso te ajuda a determinar a eficiência do e-mail e a localizar potenciais compradores. Também é um ótimo plugin para seguir com o follow-up.

 

  • Como eu faço isso?

email de prospecção perfeito

 

Existem diversos plugins que você pode vincular ao seu e-mail. O Mailtrack, por exemplo, em sua versão gratuita mostra quando a pessoa abriu seu e-mail e quantas vezes clicou.
A versão paga apresenta uma vantagem: não mostra ao seu remetente que você está usando o plugin. Alguns, porém, podem considerar isso antiético.
Nesse artigo do Sales Hacker também podemos conhecer alguns plugins que auxiliam e muito na produtividade dos vendedores!

 

ETAPA #4 – Construa uma conversa pessoal

Seu e-mail deve se parecer mais como uma conversa, em que você se mostra realmente preocupado com o cliente. Não faça um e-mail que pareça um anúncio, com o objetivo claro de vender. E nem construa um e-mail falando o tempo todo sobre você, com informações que podem ser facilmente encontradas em seu site.
Foque na real solução que você pode oferecer para seu lead. Inclua cases de sucesso e benefícios reais que outros clientes têm adquirido com o seu produto! Um e-mail personalizado possui chances muito maiores de receber uma resposta.

 

  • Como eu faço isso?

 

A grande maioria das ferramentas de e-mail possui a opção de substituir o nome da pessoa no e-mail através de códigos. Há opções ainda mais avançadas: substituir nome da empresa, entre outros dados que você coletar.
Essa opção é para disparar vários e-mails. Para clientes específicos, geralmente os grandes, que queremos muitos, escreva uma Champion Letter.
Você gasta um tempinho a mais para desenvolver seu e-mail de prospecção mas pode ter muito mais chances de conquistar um novo cliente.

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Segmente bem seu público e ao enviar o e-mail, mostre como empresas do mesmo nicho estão conseguindo bons resultados. No caso citado, apesar de se tratarem de mercados diferentes, as duas são startups, o que ajuda a mostrar a flexibilidade do produto.

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Mostre quem você é! Uma assinatura de e-mail completa tira a sensação que um robô está falando com a pessoa e ainda expõe outras possibilidades de contato. Vai que a pessoa resolve te ligar?
Aqui na Resultys usamos o WiseStamp, um site que permite que você crie facilmente assinaturas de e-mail bonitas e com todas as informações necessárias.

ETAPA #5 – Vá além do Inbox

O e-mail é uma ferramenta poderosa, mas o ideal é ir além dela. E-mail primeiro, ligação segundo.  O e-mail é a porta de entrada para a conversa, para gerar interesse, apresentar propostas, coordenar encontros.
Resumindo: o e-mail de prospecção vai te ajudar a abrir uma negociação, tirando o seu prospect do estado de “extremamente ocupado” para o estado de “estou ouvindo”. Faça bom uso dessa habilidade.
A venda em si, porém, deve ser concluída por telefone ou até pessoalmente. Isso porque você consegue ter um entendimento mais profundo com seu cliente apenas através de uma conversa direta!

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Se você chegou aqui, tenho certeza que seus e-mails vão alcançar outro nível! Viu como não é difícil escrever um e-mail que funciona? Mas lembre-se de testar sempre para validar o que funciona em seu mercado!

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