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Como atrair clientes em um passe de mágica!

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Nada de mantras: capture clientes baseando-se em métricas e estratégias comprovadas

Neste artigo você irá ler:

PRIMEIRA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: PLANEJE E CONHEÇA

  • Sua empresa está bem posicionada?
  • Seu negócio atende qual tipo de cliente?
  • Quem são seus concorrentes?

SEGUNDA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: EXECUTE SEU PLANO DE AÇÃO

  • Qual o melhor canal?
  • Como estão os clientes dentro do CRM?
  • Seu Funil de Vendas está funcionando?

TERCEIRA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO

  • Você conseguiu ver o ROI?
  • Quais as métricas mais importantes?
  • Vale a pena continuar com as mesmas estratégias?

Para vender, você precisa atrair clientes. Simples!

Será que é tão simples assim mesmo? Falar pode ser uma tarefa fácil, mas saber quais as melhores formas de atrair clientes para seu tipo de negócio pode ser bem complexo.

Muitas pessoas possuem a terrível mania de se aplicar milhares de tipos de estratégias iguais só porque funcionou para outro. Lembre-se, cada negócio é diferente!

Cada empresa possui um tipo de perfil diferente, deve prospectar em locais diferentes, em nichos diferentes. É preciso fazer mais do que apenas copiar: hacks são bons, mas podem não funcionar por tanto tempo.

Atrair clientes vai além de prospecção. E aí, quer saber maneiras de atrair mais e mais clientes para seu negócio? Acompanhe o restante do artigo!

 

PRIMEIRA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: PLANEJE E CONHEÇA

Sua empresa está bem posicionada?

Antes de pensar nos clientes, foque em você. Não adianta possuir estratégias infalíveis se você não tiver, desde o início, uma marca sólida e bem fundamentada.

Você deve trabalhar para construir uma boa identidade visual, ter Visão, Missão e Valores bem definidos, além de toda uma estratégia comercial, com serviços e produtos catalogados, faixa de preços e mais todas as questões burocráticas.

Com esses detalhes resolvidos, aí sim você pode iniciar um estudo para identificar quais as melhores estratégias adotar. Nesta fase, realizar Pesquisas de Mercado e de Potencial de Mercado podem ajudar e muito.

 

Seu negócio atende qual tipo de cliente?

Após conhecer profundamente seu negócio e saber exatamente onde você se encontra no mercado, comece a explorar quem seria seu cliente ideal e onde ele se encontra.

Já falamos um pouco no blog sobre como conhecer seu Público-alvo.

É essencial que você trace seu perfil de cliente, construindo Personas para auxiliar durante todo o processo. A partir do momento que você sabe como é seu comprador e onde ele está, se torna muito mais fácil descobrir como atrair mais clientes com o perfil similar.

 

Quem são seus concorrentes?

Você pode até achar um pouco estranho esse tópico, afinal, pra que pesquisar sobre minha concorrência se o que eu quero é atrair clientes para o meu negócio?

Mas essa etapa é fundamental. Saber o que outros do seu mercado estão fazendo, como funciona o modelo de negócio dos concorrentes e principalmente, quais são seus pontos fracos, te dá uma ideia completa sobre o que explorar no seu próprio negócio.

Você pode usar essas informações valiosas para se diferenciar no mercado e suprir as necessidades de seus clientes, oferecendo algo a mais ou um serviço mais aprimorado. Assim, você saberá como atrair mais clientes e ainda como superar a concorrência.

 

SEGUNDA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: EXECUTE SEU PLANO DE AÇÃO

Qual o melhor canal?

As formas de se comunicar com seus clientes e divulgar seu negócio são as mais diversas possíveis. Você pode focar em Redes Sociais, ou preferir trabalhar com Mídia Off, pode optar por um spot na rádio ou ainda ações extremamente focadas e direcionadas para um grupo seleto de pessoas.

Cada negócio funciona de um jeito e um erro grave é achar que toda empresa deve estar em todas as redes sociais, toda empresa deve investir em televisão, toda empresa…. Enfim, nada deve ser aplicado para todas as empresas.

Para comunicar com seu cliente ideal, você deve identificar onde ele está. E não apenas isto, mas onde ele está disposto a dar atenção ao seu negócio. Pode ser sim que seu cliente esteja no Instagram, mas às vezes, a última coisa que ele quer nessa Rede Social é tratar de negócios, e isso pode irritar.

 

Como estão os clientes dentro do CRM?

Com seus planos e estratégias em ação, não deixe de dar atenção ao seu CRM. Acompanhe sempre e deixe atualizado para não ter leads estagnados ou abandonados.

Dar um bom acompanhamento a clientes que já estão no seu CRM é de extrema importância para atrair clientes novos! Quanto melhor for sua reputação, mais as pessoas irão confiar em sua empresa.

Assim, dê um bom acompanhamento e descarte rapidamente quando ver que não há possibilidade de vendas, pois isso pode deixar seu CRM bagunçado e te impedir de focar em quem realmente importa.

 

Seu Funil de Vendas está funcionando?

Um Funil de Vendas bem estruturado é essencial para ter um bom gerenciamento de seus clientes e conseguir converter mais e mais vendas.

Você deve criar diferentes estratégias para cada etapa do Funil e assim conseguir captar mais clientes. É importante ter em mente que você atingirá diversos públicos, em diversas fases, por isso é necessário diversificar.

Esteja atento para identificar o que funciona melhor para cada tipo de cliente em cada estágio. Mas, preste atenção para não querer abraçar mais do que pode! Ainda que seja importante diversificar, querer várias estratégias mas não conseguir executar bem nenhuma, não adianta de nada.

 

TERCEIRA ETAPA PARA ATRAIR CLIENTES: ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO

Você conseguiu ver o ROI?

Depois de um tempo que você começou a colocar em prática todo seu planejamento, é importante que você pare um tempo e analise todas as métricas. O que funcionou melhor? O que deu mais resultado? O que foi mais barato?

Comece a se fazer perguntas para identificar o desempenho e principalmente, calcule sempre o Retorno sobre Investimento em tudo aquilo que aplicar seu dinheiro. E lembre-se, tempo também é dinheiro!

Não é só Mídia Paga que entra na conta, mas todo o tempo gasto desempenhando cada tarefa. Imagine gastar o dia inteiro com uma atividade que não gera muitos resultados? Foque no que atraiu mais clientes e com um melhor custo/benefício.

Já falamos no nosso blog sobre como ver o ROI no Social Selling se quiser saber mais sobre o assunto!

 

Quais as métricas mais importantes?

Em um vasto mundo de milhares de métricas, você pode ficar perdido e não conseguir identificar o que realmente é relevante para você.

A partir do momento que você tiver um objetivo bem definido, defina as métricas principais que vão te auxiliar a entender seu progresso, para que assim você possa ter mais clareza na hora de analisar os números.

É sempre importante prestar atenção especialmente na origem dos leads, pois onde há maior volume, quase sempre será onde você tem mais chances de vendas. Atraia mais clientes de lá!

 

Vale a pena continuar com as mesmas estratégias?

É importante ponderar se vale a pena continuar com as mesmas estratégias. Na realidade, o ideal é que você esteja sempre otimizando aquilo que está dando certo e mudando completamente o que não está dando muitos resultados.

Tire da cabeça que time que está ganhando não se mexe: se mexe sim, e muito! Principalmente na nossa era digital, tudo muda muito rápido. Hoje sua estratégia pode estar dando super certo, mas se você não cuidar, logo não irá funcionar mais.

Lembre-se que seu público também está em constante mudança, você precisa ser cada vez mais criativo para conseguir atenção. Seus clientes vão logo se entediar se você continuar batendo na mesma tecla. Melhore sempre!

 


E aí, já conseguiu atrair muitos clientes? Se não, você provavelmente ainda não seguiu todos os passos. Vá com calma, etapa por etapa e comece a ver mais e mais clientes surgindo.

Otimize suas estratégias e para de correr atrás de clientes. Eles irão até você!

 

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