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Como aplicar processos de Business Intelligence e quais ferramentas utilizar

Podemos dizer que as ferramentas de Business Intelligence estão “na crista da onda”. Muito se fala sobre dados, sobre Inteligência, mas são poucas as empresas que estão sabendo realmente usar esses recursos para fornecer melhorias aos seus clientes.

A verdade é que ainda estamos engatinhando, especialmente no Brasil. Mas, não se engane, as mudanças estão ocorrendo muito rápido.  Existem diversas tendências surgindo que você deve acompanhar. Se você não começar a implementar agora alguns recursos em sua empresa, ficará pra trás.

 

O que são ferramentas de Business Intelligence?

Com o recurso de captar e analisar dados, infinitas coisas são possíveis. Assim, surgem diversas plataformas e ferramentas para uma finalidade específica, sempre baseando-se na análise de dados.

E aí, cada ferramenta agrupa, analisa e apresenta as informações que tem de maneiras diferentes. O conjunto de metodologias é tão diversificado que é impossível dizer quantas ferramentas diferentes podem existir.

Não é a toa que as pessoas não sabem o que adotar para sua empresa: são tantas funcionalidades, com tantas possibilidades e para tantas finalidades diferentes… É difícil saber no que investir, qual vale mais a pena.

 

A origem de ferramentas de Business Intelligence

Segundo pesquisas, a primeira menção do termo Business Intelligence ocorreu em 1865. Loucura isso, não é mesmo? Mas, apenas no século XX com o avanço da tecnologia esse termo passou a ser mais utilizado no dia a dia corporativo.

A empresa IBM foi uma grande pioneira, quando em 1956 começou a produzir “discos rígidos”. Em 1958, Peter Luhn, um dos pesquisadores da IBM e considerado o pai do Business Intelligence, retomou o uso do termo.

De lá pra cá, as empresas passaram a criar ferramentas, plataformas e aplicativos e introduziram o uso e a mineração de dados para guiar as decisões das empresas. Mas somente há pouco tempo esse termo passou a ser conhecido em solo nacional.

 

B.I. não é apenas análise de dados

Claro, os dados são essenciais para uma ferramenta de Business Intelligence. Mas não se engane, achando que uma simples análise de dados qualquer um pode fazer.

O que chamamos de inteligência é o que faz a mágica de cruzar dados e utilizar métodos estatísticos avançados. E tudo isso, em uma velocidade assustadora. São milhares de dados analisados rapidamente.

Imagine poder fazer milhares de comparações e relacionar informações que nem havia imaginado? Por isso, B.I. é extremamente importante para ajudar as empresas na hora e tomar decisões e otimizar processos.

 

Então, qual ferramenta utilizar?

Como já dissemos, as possibilidades são infinitas. Realmente, é difícil dizer que “TODA EMPRESA DEVERIA INVESTIR EM FERRAMENTA X”. Na verdade, não. Tudo depende para onde seu negócio está caminhando e o que agregará mais valor para sua empresa.

Além disso, existem plataformas diferentes com a mesma funcionalidade. Cabe a cada usuário escolher pela interface que o agrada, a usabilidade, a rapidez. O design deve ser o mais funcional possível para realmente ajudar na tomada de decisões.

É importante saber que uma boa ferramenta de B.I. apresenta itens como: relatórios claros, BI em nuvem, análise em tempo real, análise preditiva, entre outras coisas. Assim, provavelmente a melhor saída é realizar diversos testes e ver o que contribui mais para sua empresa.

Vamos aqui citar alguns softwares que você pode implantar em sua empresa. Veja bem a descrição e procure entender mais cada funcionalidade para ver o que se adequa melhor a sua realidade.

 

Resultys

Nós da Resultys oferecemos uma plataforma com um mapeamento completo de mercado, buscando mostrar aos seus clientes todo seu potencial de mercado. Queremos mostrar para cada cliente para quantas empresas você pode vender.

Além disso, com as informações fornecidas, que vão desde de locais, telefones e emails dos clientes, as empresas podem potencializar seus times de venda, descobrindo o caminho exato para fechar mais contratos.

A Resultys é ideal para gestores que possuem cegueira em seu funil de vendas, que não sabem o que precisam fazer mais para vender. A plataforma permite que os gestores tenham uma visão mais estratégica.

 

GeoInova

A GeoInova é uma empresa que está trazendo uma grande inovação para o mercado, utilizando recursos de geolocalização. É uma tecnologia que permite informar a posição de um pessoa, grupo ou objeto com base nas informações enviadas por um dispositivo.

A plataforma tem um uso extremamente significativo especialmente para empresas que trabalham com estruturas gigantescas em várias localizações, como hidrelétricas, barragens, plataforma petrolífera, entre outros.

 

Sisense

A Sisense é uma plataforma que defende que ter respostas para seus problemas não deveria ser tão difícil. Por isso, a missão deles é simplificar a forma de mostrar o resultado para as análises de dados, focando no que o cliente precisa.

A empresa oferece diversas soluções, para diversos ramos. Você pode escolher por opções que oferecem BI para Marketing Digital, ramo da Saúde, Hotelaria, Viagens e até para governos.

Um de seus atrativos é a facilidade de se obter as informações, pois afirmam não ser necessário ter uma equipe de TI. Dessa forma, a empresa sai na frente para aqueles empreendedores que ainda não conhecem muito do assunto.

 

Hevo Data

A Hevo é uma solução para empresas um pouco mais avançadas, que utilizam tantas plataformas e seus dados se originam de tantos lugares que não sabem como deixar tudo integrado.

A plataforma, então, funciona como uma ponte, que conecta facilmente a uma variedade de fontes de dados. Eles ainda prometem detectar inteligentemente as mudanças de esquema dos dados recebidos.

Isso garante que seus dados estejam sempre corretos e que vão de fato para seu destino ideal, sem complicações, sem perdas ao longo do caminho. Para empresas grandes, é uma mão na roda poder gerenciar tantas fontes e destinos de informações.

 

Qlik

A Qlik é uma empresa que promete entregar uma plataforma de análise de última geração, com diversas funcionalidades.

Um dos maiores atrativos é a integração: oferecem uma estratégia de ponta a ponta, que pega dados brutos de todos os cantos de uma empresa e os transforma em informações prontas para análise que todos podem explorar.

Além disso, eles defendem que a alfabetização de dados é uma prioridade. Isso é muito importante, pois mostra que é uma empresa preocupada em realmente mostrar aos seus clientes o que os dados querem dizer

 

Devo investir em Business Intelligence agora?

Essa é uma pergunta muito pessoal. Talvez você possua necessidades básicas mais urgentes em sua empresa. No entanto, é importante crescer sempre pensando em possíveis investimentos, como em plataformas de BI.

Essas ferramentas, além de te darem uma nova visão sobre seu negócio, potencializam seu poder no mercado, te colocando na frente de todos os que ainda nem pensam nessas novas tecnologias.

Por isso, desde já comece a pesquisar quais ferramentas poderiam se encaixar em seu negócio. Apresentamos apenas algumas ferramentas dentro de uma infinidade de possibilidades.


Esteja atento às novidades do mercado e busque sempre por novas plataformas. Agora você já sabe um pouco mais sobre como esse meio funciona e como podem fazer sua empresa crescer. E se ainda estiver perdido, continue acompanhando nosso blog, que toda semana traz novidades.

 

 

BUSINESS INTELLIGENCE

 

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