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As principais tendências de Inteligência de Mercado e como adaptar à sua realidade

tendência de inteligência de mercado

As tendências de Inteligência de Mercado vieram para ficar. Hoje, cada vez mais se fala sobre Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas… E todos esses assuntos fazem parte do universo de Business Intelligence e Market Intelligence.

Mais do que querer ter Inteligência de Mercado, você deve estar a frente de seu tempo, sempre olhando para as novas tendências. Quanto antes uma empresa implementar as novidades em seu negócio, mais chances de sair na frente.

Mas, como aplicar em seu negócio? Na teoria, pode ser muito simples querer implementar, mas sabemos que não é fácil. Por isso, preste atenção nas maiores tendências de Inteligência de Mercado e saiba como usar em seu negócio.

 

Porque é importante conhecer as tendências de Inteligência de Mercado

Como já falamos no blog, Inteligência de Mercado é um forte diferencial para qualquer empresa. Porém, se você quiser ir ainda mais além, não deve se contentar em implementar o mesmo que todos. O estudo de tendências é importante para saber quais serão os próximos investimentos e o que se adapta com a realidade da empresa.

Não subestime o poder de uma previsão: não é superstição, não é bruxaria, é algo que pode mudar os rumos de sua empresa! Um olhar diferenciado para o futuro é sempre importante, se você quiser que sua empresa continue no mercado por muito tempo.

Por isso, pense na Inteligência de Mercado como uma aliada para implementar novas tecnologias que tem surgido, da melhor maneira em sua empresa. Trace um plano, com metas de modernização. Só assim a empresa realmente irá se destacar.

 

Personalização mais forte do que nunca

O que é?

Acabaram-se os tempos em que tudo era feito através de uma única linha de produção, em que todos os resultados eram os mesmos. Cada vez mais os clientes querem sentir que são tratados de forma especial, e por isso, merecem um diferencial.

Muitos acham que isso só se aplica em produtos físicos, mas é uma tendência geral do mercado. E a Inteligência de Mercado entra com um papel importante de mostrar todas as possibilidades. É um universo de clientes muito específicos com necessidades tão diferentes.

A Inteligência de Mercado nesse contexto ajuda sua empresa a desvendar qual o melhor caminho que sua empresa pode tomar para a personalização, em qual medida é possível realizar isso e ter um grande ROI.

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Em alguns nichos, oferecer produtos e serviços de forma diferenciada para cada cliente é quase impossível, por se tornar um processo muito caro e demorado.

Ainda mais em um tempo onde tanto de escalabilidade, falar de personalização parece ir contra a maré. Mas é o contrário, é preciso pensar em como escalar a personalização.

Mesmo que pareça muito distante da realidade de sua empresa, comecem a elaborar planos a longo prazo que prezam pelo atendimento personalizado. Isso é importante mesmo que seja inicialmente em apenas algumas etapas do processo.

Com toda certeza, é uma das tendências de Inteligência de Mercado que merecem atenção.

 

Veracidade dos dados (Data Veracity)

O que é?

Segundo pesquisas,  é esperado que em 2020 40 trilhões de gigabytes de dados estejam disponíveis. Esse é o Big Data, que a cada dia que passa é alimentado com milhares de informações novas.

E é claro, entre tanta informação boa, muito lixo surge. Como eu vou saber quais dados são de fato importantes para minha empresa? É importante tomar cuidado para que as informações coletadas não sejam tendenciosas, corrompidas ou manipuladas.

Por isso, as empresas devem encontrar estratégias para sempre verificar a veracidade dos dados, para que elas não tomem decisões erradas baseando-se em informações distorcidas.

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Não adianta afirmar que sua empresa possui Inteligência de Mercado se você não pode confirmar que seus dados são 100% verdadeiros. Não só isso, é preciso estar bem ciente do contexto e verificar quais variáveis realmente estão conectadas.

É muito comum que as pessoas peguem dados que não possuem nenhuma relação direta de causalidade e usem para justificar suas ações. Se você não quer cair nessa armadilha, é preciso investir.

Somente com dados de qualidade seu negócio realmente irá conseguir usar a Inteligência de Mercado ao seu favor.

 

Inteligência por autoatendimento

O que é?

Outra forte tendência é o autoatendimento. Hoje, você já pode ir a supermercados e fazer todas suas compras sem passar por nenhuma pessoa e em restaurantes, pedidos já são feitos em máquinas.

A tendência é que cada vez mais pessoas prefiram ter autonomia na hora da compra. Claro que, ainda existem muitos que prezam pelo atendimento personalizado, como vimos no primeiro tópico, mas há também um outro público que quer ser prático.

Dentro do contexto de empresas que vendem Inteligência de Mercado, a ideia é dar mais liberdade e responsabilidade para as pessoas, sem que sempre precisam de uma empresa de T.I. por perto.

Já para empresas que usam Inteligência de Mercado em seus negócios, a ideia é que os dados possam indicar quais atividades da empresa podem ser inseridas no contexto do autoatendimento, além de explorar qual nicho há espaço no mercado para tal.

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Muitos negócios oferecem serviços muito específicos e personalizados, mas você já pensou se pelo menos parte de sua operação pode funcionar com o autoatendimento? Quanto mais opções você dá para o consumidor, mais você agrada.

Muitos produtos já são possíveis de serem adquiridos sem que haja uma pessoa fazendo a mediação. Essa tendência vai se espalhar cada vez mais, por isso é preciso estar atento para não ficar para trás.

Use a Inteligência de Mercado para identificar pontos fortes. E, se você oferecer Inteligência em sua empresa, comece a pensar em maneiras de seu usuário ter mais autonomia e faça suas escolhas com mais consciência.

 

Internet das Coisas (IoT)

O que é?

A Internet das Coisas é como uma rede de vários itens que possuem tecnologia e são conectados de alguma maneira. Isso pode incluir desde prédios até pequenos aparelhos, ou a geladeira da sua cozinha.

É a ideia que Inteligência está em todo lugar e é indispensável. Não se resumem a aparelhos como um computador ou smartphone, mas casas serão inteligentes, cidades serão inteligentes, carros serão inteligentes.

E tudo é conectado pela Internet das Coisas. Assim, cada vez mais as estruturas cotidianas são pensadas com Inteligência. As empresas precisam pensar cada vez mais em como suas estruturas, serviços e produtos estarão conectados.

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Quem não pensar em conectividade, certamente ficará para trás. Pode parecer muito distante, um cenário onde minha casa é conectada com meu carro. Mas, na verdade, tudo está mais próximo do que imaginamos.

Se um produto ou serviço não se conectar com as demais coisas, será facilmente descartado. Na busca pela rapidez e praticidade, sempre ganha o que consegue otimizar o desempenho através de Inteligência.

O report de tendências tecnológicas de 2018 da Accenture diz o seguinte:

 

“Permitir inteligência para a próxima geração de tecnologia exige uma revisão das infraestruturas de TI existentes. Um equilíbrio entre cloud computing e computação de ponta, juntamente com um foco renovado em hardware, pode ajudar as empresas a fornecer inteligência em todos os lugares.”

 

Por isso, a Inteligência de Mercado é essencial para guiar sua empresa nesse novo contexto, tão diferente para todos. Não há ninguém que saiba exatamente como esse novo mercado irá se comportar, por isso você precisa de uma profunda análise.


 

Estudar novas tendências de Inteligência de Mercado é importante para não ser pego de surpresa. Quem sabe para onde o futuro aponta se prepara melhor. Por isso, não veja essas tendências e ignore. Utilize seus conhecimentos, somados a Inteligência, para levar sua empresa além. Explore todo seu potencial.

 

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